Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9995
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AdrianaDaSilvaSouza.pdf470,08 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Influência das mídias na escuta musical dos adolescentes : um estudo com dois alunos da Escola Prof. Flodoardo Cabral - AC
Autor(es): Souza, Adriana da Silva
Orientador(es): Correia, Sílvia Gomes
Assunto: Mídia digital
Preferências musicais
Música e juventude
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 20-Mar-2015
Referência: SOUZA, Adriana da Silva. Influência das mídias na escuta musical dos adolescentes: um estudo com dois alunos da Escola Prof. Flodoardo Cabral - AC. 2014. 30 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-Acre, 2014.
Resumo: Esse artigo busca analisar a influência da mídia na escuta musical dos alunos. Tem como objetivo investigar como as mídias estão presentes na escuta musical dos jovens do 2º ano “A” da escola de Ensino Médio Professor Flodoardo Cabral, na cidade de Cruzeiro do Sul – AC. Especificamente buscou-se identificar que tipos de mídias os alunos utilizam para ouvir música; conhecer a preferência na utilização desses recursos; identificar possíveis contribuições das mídias ou sua relação com/para as aulas de música. A temática foi fundamentada a partir da concepção dos autores: Galizia (2009), Gomes (2012), Ramos (2003, 2012), Souza e Torres (2009) que fazem referência a tal assunto. A pesquisa é de abordagem qualitativa e teve como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que a interação dos jovens com a mídia é intensa, tanto no ambiente escolar como fora dele. Os alunos utilizam diversas mídias para ouvirem música, sendo o aparelho celular a de maior preferência. Por tal compreensão, boa parte da personalidade dos alunos vem por meio da escuta das mídias e com a utilização delas nas práticas musicais as aulas de artes/música podem ser mais dinâmicas e interativas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper has aimed to investigate how the medias are present in the musical listening of youths. The research was realized with sophomores at High School “Professor Flodoardo Cabral” in Cruzeiro do Sul city, localized in Acre State, it means, in North region of Brazil. Specifically it sought to identify the sorts of medias that sophomores often use to listen to the music; to know their preferences about musical styles and used medias; to identify possible contribution from the medias and their relation to music lessons in the classroom. This research has the theoric support from authors on musical preference: Galizia (2009), Gomes (2012), Ramos (2013, 2012), Souza and Torres (2009). The investigation had a qualitative approach and semi structured interview as method of collection data. The results pointed out that the interaction is intense between youths and medias. The sophomores have used several medias to listen to the music, however, the smartphone is the most used. The sophomores´ personality is developed throught the musical listening by medias. Thus, the use of this resource may become the music classes much more dinamics and interactives.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons