Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9993
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_GizelleAlvesXavierDosSantos.pdf544,93 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorLima, Erisevelton Silva-
dc.contributor.authorSantos, Gizelle Alves Xavier dos-
dc.identifier.citationSANTOS, Gizelle Alves Xavier dos. A importância do gestor escolar na qualidade do ensino ofertado. 2014. 42 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.en
dc.descriptionMonografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.en
dc.description.abstractEste estudo buscou perceber a importância do gestor escolar para qualidade do ensino ofertada. Tem como objetivo analisar a atuação pedagógica do gestor visando à melhoria das aprendizagens dos alunos e também pretende apontar fatores que demonstram que a escola de qualidade nas aprendizagens, consequentemente tem um gestor comprometido com o pedagógico A pesquisa foi realizada no “Centro de Educação Infantil Rei Arthur”. A pesquisa de campo foi realizada através de pesquisa qualitativa e estudo de caso com aplicação de questionários para professores, coordenadores, orientadora educacional, gestores e representantes do Conselho Escolar. Os resultados demonstraram que o fator determinante para uma adequada gestão, está o atendimento da gestão escolar como prática legitimada que pode favorecer a condição necessária para se produzir uma educação de qualidade através de uma atuação gestacional comprometida com o pedagógico na escola. Pois a gestão escolar não deve ter como foco apenas dimensão administrativa da escola, mas principalmente a gestão pedagógica, em que o gestor também deve ser o gestor do processo ensino – aprendizagem. Os autores mais utilizados foram: Heloísa Luck, José Carlos Libâneo, Casemiro de Medeiros Campos, Kátia Siqueira Freitas e Maria Cristina Munhoz de Araújo.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordGestor escolaren
dc.subject.keywordQualidade (Educação)en
dc.subject.keywordGestão pedagógicaen
dc.titleA importância do gestor escolar na qualidade do ensino ofertadoen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãoen
dc.date.accessioned2015-03-19T20:10:32Z-
dc.date.available2015-03-19T20:10:32Z-
dc.date.issued2015-03-19T20:10:32Z-
dc.date.submitted2014-07-26-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9993-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons