Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9992
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FranciscaDasChagasTelesDoNascimento.pdf468,85 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Gestão escolar : subjetividade na leitura da indisciplina escolar
Autor(es): Nascimento, Francisca das Chagas Teles do
Orientador(es): Almeida, Inês Maria Marques Zanforlin Pires de
Assunto: Gestão escolar democrática
Escolas - indisciplina
Data de apresentação: Jul-2014
Data de publicação: 19-Mar-2015
Referência: NASCIMENTO, Francisca das Chagas Teles do. Gestão escolar: subjetividade na leitura da indisciplina escolar. 2014. [8], 27 f. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: A indisciplina escolar é um fenômeno que demanda esforço de toda a comunidade escolar, para que a escola seja um lugar de boa convivência e desenvolva os seus objetivos, como garantir condições para que todos os alunos desenvolvam suas capacidades e aprendam os conteúdos necessários para a vida em sociedade e promova o exercício da cidadania é necessária a participação de todos envolvidos no processo educacional. A gestão democrática da educação tem como função promover a participação e o compromisso da comunidade escolar, portanto é um elemento importante para pensar, entender e buscar soluções conjuntas para a problemática da indisciplina escolar. A educação é uma tarefa complexa e permeada de subjetividade, porque abrange a dimensão individual e social, pois cada pessoa é um ser singular que se constitui a partir do mundo social e cultural que está inserido. A busca em compreender este processo é o motivo desta pesquisa que tem como propósito compreender os fatores subjetivos da equipe gestora que podem provocar a indisciplina dos alunos de uma escola pública do Distrito Federal. Sendo os objetivos específicos: verificar os fatores causadores da indisciplina escolar de uma escola pública do Distrito Federal e propor sugestões que possam contribuir para diminuir a indisciplina no contexto escolar. Trabalho desenvolvido por meio de pesquisa qualitativa e dados bibliográficos, com aplicação de questionário e análise dos dados. Por meio da análise dos dados foi possível perceber que os fatores causadores da indisciplina na escola em estudo remetem a várias causas, entre elas a dificuldade de comunicação e unicidade nos objetivos e ações, denotando assim falta de organização do fazer pedagógico e com isso causa uma falta de credibilidade e compromisso diante dos docentes, discentes e demais segmentos.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons