Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9990
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_ZeliaPereiraArcanjo.pdf419,07 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A prática avaliativa nas séries iniciais do ensino fundamental : uma análise dos instrumentos avaliativos utilizados pelos professores
Autor(es): Arcanjo, Zélia Pereira
Orientador(es): Duarte, Juliana Fonseca
Assunto: Ensino fundamental - séries iniciais
Professores - prática profissional
Avaliação educacional - ensino fundamental
Data de apresentação: Mai-2013
Data de publicação: 19-Mar-2015
Referência: ARCANJO, Zélia Pereira. A prática avaliativa nas séries iniciais do ensino fundamental: uma análise dos instrumentos avaliativos utilizados pelos professores. 2013. 55 f., il. Monografia (Especialização em Coordenação Pedagógica)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A avaliação é tema da maior importância no contexto escolar, principalmente nas séries iniciais do ensino fundamental. Diante dessa importância, o objetivo geral desta pesquisa é investigar as formas avaliativas mais adotadas pelos professores das séries iniciais do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: destacar os instrumentos utilizados na avaliação; analisar o papel do professor no processo avaliativo; e refletir sobre a importância da avaliação no processo de aprendizagem dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental. De acordo com esses objetivos, o problema de pesquisa enunciado é: Quais são as formas e instrumentos avaliativos mais adotados pelos professores das séries iniciais do ensino fundamental, em uma Escola Classe no Distrito Federal? Para responder a esse problema e aos objetivos foi desenvolvido um estudo de caso, do tipo intrínseco e descritivo e de natureza qualitativa, considerando os índices de reprovação ao final do terceiro ano como aspecto quantitativo do estudo. A pesquisa de campo foi realizada na EC-05 de Brazlândia, com quatro professoras do primeiro ano, tendo como pano de fundo as quatro turmas que cursaram o primeiro ano em 2010 e chegaram ao terceiro ano em 2012, compondo, assim, um ciclo de escolaridade. O pressuposto era que a forma de avaliar das professoras, muito mais do que a escolha dos instrumentos, teria sido responsável por uma reprovação de 33,88% dos alunos que cursaram o ciclo. Esse pressuposto se confirmou e a pesquisa ainda revelou outras particularidades da avaliação feita pelas professoras, que merecem novos estudos e novos olhares por parte da escola.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica, 2013.
Aparece na Coleção:Coordenação Pedagógica



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons