Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9974
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DinolauDaSilvaRosa.pdf4,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O saber popular da Comunidade Kalunga Saco Grande sobre os usos de plantas medicinais
Autor(es): Rosa, Dinolau da Silva
Orientador(es): Reck, Jair
Assunto: Plantas medicinais
Educação do campo
Quilombos
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 19-Mar-2015
Referência: ROSA, Dinolau da Silva. O saber popular da Comunidade Kalunga Saco Grande sobre os usos de plantas medicinais. 2014. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação do Campo)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A pesquisa Bibliográfica e Exploratória, abordando o tema; O saber popular da Comunidade Kalunga Saco Grande sobre os usos de plantasmedicinaisé um trabalho científico que envolve pesquisas de variados autores, estudo de artigos sobre o tema. É um estudo de caso na referida comunidade sobre o dia a dia dos quilombolas e o uso de Plantas Medicinais no tratamento de doenças comuns, acidentes, feridas e picadas de insetos, entre outros. Através de entrevistas de pessoas da comunidade e observações do dia a dia, o tema é apresentado de maneira contextualizada, dialogando saberes populares sobre o uso de plantas medicinais e os saberes e conhecimentos científicos mediados pela prática pedagógica, à historicidade e as perspectivas da formação em Licenciatura em educação do campo – LEDOC para a educação quilombola. __________________________________________________________________________ ABSTRACT
The bibliographical research and exploratory, addressing the theme; Popular knowledge of the community Kalunga big bag on the uses of medicinal plants is a scientific work that involves research of various authors, study of articles on the topic. Is a case study in the community about the everyday life of the Maroons and the use of medicinal plants in the treatment of common diseases, accidents, injuries, and insect bites, among others. Through interviews of people in the community and day to day observations, the theme is presented in a contextualized, dialoguing lore about the use of medicinal plants and knowledge and scientific knowledge mediated by pedagogical practice, the historicity and the prospects of training in field education licensure-LEDOC quilombola education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, Licenciatura em Educação do Campo, 2014.
Aparece na Coleção:Educação do Campo - Ciências da Natureza



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons