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Título: Concepções sobre a aula de música no ensino médio na perspectiva de um professor de artes
Autor(es): Lara, Laércio Tamburine de
Orientador(es): Montenegro, Guilherme Farias de Castro
Assunto: Professores de arte
Música na educação
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 16-Mar-2015
Referência: LARA, Laércio Tamburine de. Concepções sobre a aula de música no ensino médio na perspectiva de um professor de artes. 2014. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Sena Madureira-AC, 2014.
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso é o resultado de uma pesquisa de campo realizada durante o curso de licenciatura em Música à distância e teve como objetivo geral investigar as concepções de um professor de Artes sobre a aula de música no Ensino Médio. Buscaram-se, na revisão bibliográfica, temáticas que dessem suporte à pesquisa, como os autores: Ramos, Machado e Penna. A metodologia desta pesquisa orienta-se por uma abordagem qualitativa, e para coletar os dados, realizou-se uma entrevista semi-estruturada com um professor licenciado em Artes Visuais que ensinou Música para o Ensino Médio durante dois anos em uma escola pública do Acre. Mediante a análise dos dados, concluiu-se que as concepções do professor de Artes sobre aulas de música influenciam e orientam o seu planejamento, as suas atividades em sala de aula e as suas ações como docente. O professor traz reflexões constantes, articulando sua formação docente inicial, relativa à licenciatura, e as suas aulas de música no Ensino Médio, revelando o cuidado e a preocupação com a pertinência dos conteúdos que ensina e com as metodologias que utiliza em sala. Os resultados também apontam que o docente mobiliza seus conhecimentos musicais oriundos majoritariamente de sua trajetória pessoal, e que durante sua formação docente praticamente não foram ofertados conteúdos ou disciplinas relacionados à música. Ao longo da entrevista, o professor sugere, especificamente, uma formação musical complementar aos docentes licenciados em outras áreas, o que representa uma importante estratégia de fortalecimento e consolidação do ensino de Música nas escolas do Ensino Médio. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present final paper is the result of a field research made during the distance learning degree on Music. Its general aim was to investigate the Art teacher’s conceptions about music classes in High School. In the bibliographic review, the thematic issues supporting the study were searched, like the authors Ramos, Machado and Penna. This research methodology is the qualitative approach and in order to collect data, a semi-structured interview was conducted with a teacher graduated in Visual Arts who thought Music to High School students for two years in a public school in Acre. According to data analysis, it was concluded that the Art teacher’s conceptions about music classes influenced and guided his planning, his activities in class and his actions as a teacher. The teacher brought constant thinking, using his initial teacher education in relation to his degree and his music classes in High School, expressing his care and concern with the relevance of the contents to be taught and the methodologies used in class. The results have also pointed out that the teacher mobilizes his musical knowledge mainly from his personal path, and that during his teacher education, there were not subjects related to music. Throughout the interview, the teacher specifically suggested that a complementary musical education should be given to the teachers that are graduated in other areas, representing important strategy to strengthen and consolidate the teaching of Music in High Schools.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
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