Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/9951
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_OnofredeSouzaBritoJúnior.pdf826,67 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Educação musical no contexto de bandas : um estudo sobre o ensino coletivo de instrumentos musicais na Fanfarra Banflocabral/AC
Autor(es): Brito Júnior, Onofre de Souza
Orientador(es): Correia, Sílvia Gomes
Assunto: Música - instrução e estudo
Bandas (Música)
Instrumentos musicais
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 16-Mar-2015
Referência: BRITO JÚNIOR, Onofre de Souza. Educação musical no contexto de bandas: um estudo sobre o ensino coletivo de instrumentos musicais na Fanfarra Banflocabral/AC. 2014. 28 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Cruzeiro do Sul-AC, 2014.
Resumo: Este trabalho teve como principal objetivo investigar as estratégias de ensino coletivo de instrumentos musicais do regente da “Fanfarra Banflocabral”. Os objetivos específicos consistiram em conhecer os princípios do ensino coletivo dos instrumentos contidos na prática do regente para ensinar os alunos, identificar como o regente lida com os vários níveis de conhecimentos musicais e com os conhecimentos prévios dos alunos. Para o alcance desses objetivos, foi adotada a pesquisa qualitativa tendo o regente da Fanfarra Banflocabral como unidade de caso. Os dados foram coletados por entrevista semiestruturada e categorizados após as transcrições. O referencial que conduziu este trabalho inclui temáticas que abordam especificamente sobre o ensino coletivo de instrumentos musicais em distintos contextos, apoiadas em autores como: Cristina Tourinho, Flávia Cruvinel, Nilcéia Campos, Fernanda Ortins e Lélio Eduardo Silva, dentre outros. Os resultados dessa pesquisa demonstram que o regente em alguns contextos do trabalho realizado com a fanfarra adota os princípios do ensino coletivo, como é o caso da prática de ensino em grupo, escolha do repertório e iniciação aos estudos pela prática; em outros se distancia desses princípios, como é o caso da seleção dos alunos para ingresso na fanfarra, valorização dos conhecimentos prévios para ingresso na fanfarra e critérios de avaliação. Onde pudemos constatar que seu objetivo maior de trabalho é a performance instrumental para apresentação em público. Dessa forma, os dados obtidos poderão contribuir para ampliar a discussão sobre a importância de metodologias de ensino diferenciadas para o ensino coletivo de instrumentos de bandas de músicas. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This work aimed to investigate the strategies for group teaching of musical instruments by the conductor of the "Banflocabral Fanfare". The specific objectives consisted in learning the principles of group teaching of the tools used by the conductor to teach students and to identify how the conductor deals with the various levels of musical knowledge and the students' prior knowledge. To achieve these goals, we adopted the qualitative research with the ruler of Fanfare Banflocabral as unit case. Data were collected by semistructured interview and categorized after the transcripts. The framework that led this work includes topics that deal specifically with the collective teaching of musical instruments in different contexts, supported by authors such as: Cristina Tourinho, Flavia Cruvinel, Nilcéia Campos, Fernanda Ortins Lélio and Eduardo Silva, among others. The results of this research show that the conductor in some contexts of the work done with the fanfare adopts the principles of collective learning, such as the practice of group teaching, choice of repertoire and starting to study for the practice; distances itself from these other principles, such as the selection of students for admission to fanfare, valuing prior knowledge for entry to the fanfare and evaluation criteria. Where we found that his biggest goal of the work is instrumental performance for public presentation. Thus, the data obtained may help to broaden the discussion on the importance of differentiated teaching methodologies for collective teaching instruments bands songs.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons