Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9930
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_Raimundo Vagner Leite de Oliveira.pdf1,91 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Gosto musical de alunos do ensino fundamental: o repertório na atividade de canto coral em uma escola regular do Estado do Goiás.
Autor(es): Oliveira, Raimundo Vagner Leite de
Orientador(es): Grings, Ana Francisca Schneider
Assunto: Estudantes - música - ensino fundamental
Canto coral
Preferências musicais
Música na educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: OLIVEIRA, Raimundo Vagner Leite de. Gosto musical de alunos do ensino fundamental: o repertório na atividade de canto coral em uma escola regular do Estado do Goiás. 2014. 36 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2014.
Resumo: O tema do presente artigo é gosto musical de alunos do ensino fundamental: o repertório na atividade de canto coral em uma escola regular do estado do Goiás. O objetivo geral foi investigar a relação dos alunos com o repertório de um coro de uma escola de ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: comparar o repertório proposto com a música que compõe a gosto musical dos alunos na atividade de canto coral de uma escola regular; investigar o gosto musical dos alunos na atividade de canto coral de uma escola regular; verificar se há divergências do gosto musical dos alunos não assíduos com o repertorio proposto na atividade de canto coral. A abordagem da pesquisa foi de enfoque qualitativo cujo objetivo foi a obtenção de informações referentes a opinião dos alunos quanto ao repertório ideal para o canto coral na escola. A pesquisa teve caráter descritivo onde procuramos descrever de forma clara as características dos alunos no ensino fundamental. A técnica de coleta de dados foi a entrevista estruturada onde foi utilizado um roteiro de perguntas específicas para entrevistar mais de um sujeito. Quanto à amostra foram selecionadas quatro alunas do coral feminino do ensino fundamental de um colégio estadual de Goiás. Os principais autores são Almeida (2012), Cesar (2011), Benedetti & Kerr (2010), Souza (2009), Swanwick (2003), Junker (2013), Oliveira (2012), Costa (2009) e Rocha (2004). _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The topic of this article is musical taste of elementary school students: the repertoire of choral singing on a regular school in the state of Goiás The aim was to investigate the relationship of the students with the repertoire of a school choir. The specific aims were: compare the proposed repertoire with music that makes up the musical taste of students in choral activity of a mainstream school; investigate the musical taste of students in choral activity of a regular school; check for differences in musical tastes of non-dedicated students with the activity proposed in the choral repertoire. The research had a qualitative approach whose objective was to obtain information regarding students' opinions about the ideal for choral singing in school repertoire. The research was descriptive in nature where we seek to clearly describe the characteristics of students in elementary school. The technique of data collection was a structured interview where a roadmap of specific questions was used to interview more than one subject. As for the sample of four female students choir of elementary education at a state college of Goiás were selected.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons