Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9927
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ConceicaoDaFonsecaMarques.pdf296,99 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorFerlim, Uliana Dias Campos-
dc.contributor.authorMarques, Conceição Da Fonseca-
dc.identifier.citationMARQUES, Conceição Da Fonseca. Concepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GO. 2014. 27 f., il. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Anápolis-Go, 2014.en
dc.descriptionMonografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.en
dc.description.abstractO presente texto tem como objetivo investigar como práticas vocais e percussivas podem contribuir para o desenvolvimento musical, a partir das concepções de desenvolvimento musical entre participantes das aulas de canto e percussão corporal no projeto ao qual me vinculo como professora. Servirão como subsídios teóricos entre outros, os autores Vygotsky e seu conceito de zona de desenvolvimento proximal (1984) e Emile Jaques Dalcroze e seus princípios pedagógico-musicais (1865-1950). O trabalho de percussão corporal desenvolvido pelo grupo Barbatuques serviu como inspiração para a realização deste projeto. O objetivo principal é investigar como práticas vocais e percussivas podem contribuir para o processo de desenvolvimento musical dos participantes do Projeto Dorcas, no município de Anápolis-GO. A abordagem é qualitativa, baseada na interpretação de uma entrevista com um grupo de participantes e das minhas descrições da proposta pedagógica. _________________________________________________________________________________ ABSTRACTen
dc.description.abstractThis paper aims to investigate how vocal and percussive practices can contribute to the musical development, and conceptions of musical development among participants of singing lessons and body percussion in the project to which I attach myself as a teacher. Serve as theoretical support among others, the authors Vygotsky and his concept of proximal development (1984) and Emile Jaques Dalcroze and his musical-pedagogical principles (1865-1950) zone. The work developed by Barbatuques body percussion group served as inspiration for this project. The main objective is to investigate how vocal and percussive practices can contribute to the process of musical development of participants Dorcas Project, in the city of Annapolis-GO. The approach is qualitative, based on the interpretation of an interview with a group of participants and descriptions of my pedagogical approach.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordPercussão corporalen
dc.subject.keywordMúsica - instrução e estudoen
dc.subject.keywordPrática vocalen
dc.titleConcepções de desenvolvimento musical entre os participantes das aulas de percussão corporal e voz no Projeto Dorcas em Anápolis-GOen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-03-12T19:01:22Z-
dc.date.available2015-03-12T19:01:22Z-
dc.date.issued2015-03-12T19:01:22Z-
dc.date.submitted2014-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9927-
dc.language.isoPortuguêsen
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons