Resumo: | O gênero funk é uma presença muito forte na vivência dos jovens brasileiros, o que é percebido no cotidiano escolar, apesar da escola nem sempre acompanhar e contemplar a cultura que o aluno adquire informalmente fora dela e que poderia se transformar em um poderoso aliado às práticas pedagógicas de ensino. Em busca de refletir sobre as práticas cotidianas dos alunos em consonância com os objetivos a que se propõe a escola, tomando como base os resultados de pesquisas de Arroyo (2005, 2007), Swanwick, (1993, 2010), Dayrell (1999, 2002) e Green, (2011, 2012), esta investigação buscou responder a indagações sobre as aproximações e aprendizagens do gênero funk, fora e dentro do espaço escolar. Nesse sentido, procurou-se compreender o desenvolvimento do interesse dos alunos pelo funk, como se dá sua aprendizagem informal, como é disseminado e socializado, assim qual o sentido de representação que ele assume junto aos jovens no contexto escolar. A metodologia utilizada foi uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foram utilizados questionários autoadministrados semiabertos com perguntas mistas, aplicados inicialmente a todos os alunos dos oitavos anos através de um questionário de sondagem para a seleção de dois sujeitos. A análise dos dados foi realizada a partir de um indicador – apropriação – que revelaram as categorias aprendizagem informal e socialização. Os resultados sinalizam que os alunos aprendem música através da mídia e dos contatos sociais que ocorrem nos grupos, chegando até à escola onde se sentem discriminados por sua prática. As informações obtidas podem servir de subsídios à conscientização das práticas pedagógicas aplicadas na escola e através desse conhecimento o planejamento das aulas de música poderá ganhar uma nova perspectiva, com objetivos centrados na prática construída com significados na vivência desses alunos. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT The Rhythm Funk is a very strong presence in the experience of youngsters, which is perceived in everyday school life, although the school does not always follow and admire the culture that the student acquires informally outside and it could become a powerful ally the pedagogical practices of teaching. This research reflects the knowledge of the thoughts of the young musical construction and the practice arising through the appropriation of the school space funk rhythm represented by students in the eighth grade of elementary school II State School June 29, located in Paranatinga, MT, from an informal learning and their socialization in the school context, reflecting on research Arroyo (2005, 2007); Swanwick (1993, 2010); Dayrell (1999, 2002) and Green ( 2011, 2012 ) on the need of the school to articulate their goals from the young student, and socializing in their everyday practices. Based on this discussion I seek answers to my questions on occurs how informal funk rhythm learning and also investigate why these students are so fond of that rhythm, that kind of musical knowledge have as socialize funk in the school context and what the funk represents to them. The methodology was a descriptive qualitative research. To collect data self-administered questionnaires with mixed questions initially applied to all students of the eighth year through a questionnaire for selection of two subjects were used. Data analysis was performed from a window - appropriation - that revealed the informal learning and socialization classes. The results indicate that students learn music through the media and social contacts that occur in groups; coming to school where they feel discriminated against by their practice. The information obtained may provide support to the awareness of the pedagogical practices used in school and through this knowledge of planning music lessons may gain a new perspective, with objectives focusing on the practical meanings built with the experience of these students. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014. |