Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9910
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JoseMauroCantoBatista.pdf948,59 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estratégias de ensino de leitura musical para aulas coletivas de violão
Autor(es): Batista, José Mauro Canto
Orientador(es): Grings, Ana Francisca Schneider
Assunto: Partituras - leitura e execução
Música - instrução e estudo
Música na educação
Violão - instrução e estudo
Data de apresentação: 13-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: BATISTA, José Mauro Canto. Estratégias de ensino de leitura musical para aulas coletivas de violão. 2014. 33 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Porto Nacional-TO, 2014.
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar as estratégias utilizadas por dois professores de música para o ensino da leitura musical em aulas coletivas de violão de escolas regulares do Estado do Tocantins. O referencial teórico adotado foi sobre: música na escola regular, definição de música, definição de leitura musical, tipos de leitura musical para violão; definição de cifras, tablaturas; aulas coletivas, definição de estratégias de ensino. Com o uso de uma abordagem qualitativa, contatos foram estabelecidos por meio de carta de apresentação e carta de seção, primeiramente com as escolas e posteriormente junto aos professores a serem entrevistados. Dessa forma, tanto as escolas quanto os professores foram informados e convidados a participar. Este trabalho se baseia em resultados alcançados através de uma pesquisa, por meio de entrevistas, aonde, após cruzar e agrupar as respostas obtidas pode-se observar a importância das estratégias dentro do ensino coletivo. A partir desta análise estruturam-se por meio de um quadro demonstrativo, os termos mais citados e mais centrais, com chances que podem aumentar positivamente os saberes docentes. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This study aimed to investigate the strategies used by two music teachers for the teaching of reading in group guitar lessons from regular schools in the state of Tocantins. The theoretical framework adopted was about: music in the regular school setting music, definition of reading music, types of music reading for guitar; defining figures, tablature; group lessons, definition of teaching strategies. Using a qualitative approach, contacts were established via letter primarily with schools and later with teachers to be interviewed. Thus, both schools as teachers were informed and invited to participate. This work relies on results achieved through research, through interviews, where, after crossing and collate the responses can observe the importance of teaching strategies within the collective. This analysis is structured by a chart showing the most cited and most central terms, with chances that can positively increase teacher knowledge.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons