Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9909
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_WillianPereiraRosa.pdf238 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A utilização das canções e cantigas de roda no 1º ano do ensino fundamental em uma escola de Unaí (MG)
Autor(es): Rosa, Willian Pereira
Orientador(es): Santos, Regina Antunes Teixeira dos
Assunto: Canções infantis
Música na educação
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: ROSA, Willian Pereira. A utilização das canções e cantigas de roda no 1º ano do ensino fundamental em uma escola de Unaí (MG). 2014. 30 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Unaí-MG, 2014.
Resumo: O escopo do presente trabalho foca no uso de canções e cantigas de roda por professor não especialista em música. O objetivo do presente trabalho foi investigar os propósitos sócio educacionais de se ensinar canções no cotidiano escolar de uma professora generalista em Música do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola no interior de Minas Gerais. A literatura utilizada focou-se em uma revisão de autores que discutem tanto o aspecto da função das canções e cantigas de roda, como também os desafios do professor não especialista em música, atuando em sala de aula. A amostra foi uma professora não especialista com 10 anos de experiência em ensino e a técnica de coleta foi a entrevista semiestruturada. Os resultados apontaram que a professora, apesar de não especialista em música, explora atividades musicais para fins lúdicos e educacionais, em termos de sistematização dos conteúdos previstos para o primeiro ano do ensino fundamental. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The scope of the present research focus on the use of children´s songs by a generalist teacher. The present work aimed at investigating the socio-educational goals in teaching songs in the daily school of a non-specialized teacher in music from the first grade of the elementary education in the department of Minas Gerais (southeast of Brazil). The employed literature encompassed a review of authors that discuss both the functions of children´s songs, as well the challenges that a non-specialized teacher in Music has to face within daily classes. The sample was constituted of a non-specialized music teacher with 10 years of professional experience in teaching. Sampling technique was semi-structured interview. The results have shown that the teacher, in spite of not being specialized in music, exploited music activities for playful and educational goals, in terms of systematization of subjects previewed for the first grade of the elementary education.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons