Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/9906
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JizeleSantanaAlves.pdf860,29 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Motivações para evasão e permanência de alunos de uma banda do estado de Mato Grosso (2010 – 2014)
Autor(es): Alves, Jizele Santana
Orientador(es): Rasslan, Manoel Câmara
Assunto: Bandas (Música)
Evasão escolar
Motivação na educação
Data de apresentação: 22-Nov-2014
Data de publicação: 12-Mar-2015
Referência: ALVES, Jizele Santana. Motivações para evasão e permanência de alunos de uma banda do estado de Mato Grosso (2010 – 2014). 2014. 49 f. Monografia (Licenciatura em Música)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Paranatinga-MT, 2014.
Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo principal investigar as motivações de evasão e permanência de alunos do contexto de uma Banda de música, classificando-as entre fatores intrínsecos e extrínsecos. Segundo a literatura, os fatores intrínsecos referem-se às crenças e às características pessoais do aluno, bem como, às suas percepções, enquanto que os fatores extrínsecos estão relacionados ao ambiente externo, ao contexto no qual ele está inserido se relacionando com os pares como, família, amigos e professores. No que se refere aos objetivos específicos procurou-se verificar a relação entre os instrumentos tocados, entre a importância atribuída pelos alunos à Banda e a execução performática pela leitura da partitura versus pela memorização/imitação com a incidência de evasão e permanência. O referencial teórico adotado foi Condessa (2010) que aborda os fatores intrínsecos e extrínsecos e Maslow (1943) que tratou das motivações humanas classificando-as em uma divisão hierárquica em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. A metodologia é de caráter qualitativo e, portanto, foram analisados os dados coletados através de questionários e entrevistas semiestruturadas realizadas com alunos evadidos e permanentes na Banda de música. Os resultados apontaram que o Prazer em tocar um instrumento musical está relacionado ao fator intrínseco e é a principal motivação de permanência dos alunos na Banda. Já o Trabalho como fator extrínseco foi apontado como o principal motivo de evasão de alunos da Banda, uma vez que, necessitam do dinheiro para suprirem suas necessidades materiais. Com um melhor entendimento sobre essas motivações, esses resultados poderão contribuir para que se busque soluções para essa problemática que envolve Bandas de música e, poderá contribuir também para estudos científicos voltados para as temáticas abordadas por essa pesquisa. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This research aimed to investigate the motivations dropout and retention of students in the context of a band of music, ranking them among intrinsic and extrinsic factors. According to the literature, the intrinsic factors refer to the beliefs and the personal characteristics of the student, as well as their perceptions, while extrinsic factors are related to the external environment, the context in which it is inserted relating with peers as family, friends and teachers. With regard to the specific objectives sought to verify the relationship between the instruments played, between the importance given by the students and the band running through a performative reading of the score versus the memorization / imitation with the incidence of dropout and retention. The theoretical framework adopted was Countess (2010) that addresses the intrinsic and extrinsic factors and Maslow (1943) which dealt with human motivations classifying them into a hierarchical division in which the lower-level needs must be satisfied before the needs of level more high. The methodology is qualitative in nature and, therefore, the data collected through questionnaires and semi-structured interviews with students and permanent dropouts in Banda music were analyzed. The results showed that the pleasure in playing a musical instrument is related to intrinsic factor and is the main motivation of students staying in Banda. Already Working as extrinsic factor was identified as the main reason for dropout students Band, since they need the money to meet their material needs. With a better understanding of these motivations, these results may contribute to the search for solutions to this problem that involves bands music and you.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Decanato de Ensino de Graduação, Universidade Aberta do Brasil, Instituto de Artes, Departamento de Música, Curso de Licenciatura em Música a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Música



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons