Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9902
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_AlineOliveiraMoura.pdf398,37 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação da gestão ambiental no âmbito de quatro Ministérios
Autor(es): Moura, Aline Oliveira
Orientador(es): Amorim, Ronni Geraldo Gomes de
Assunto: Desenvolvimento sustentável
Administração pública
Gestão ambiental
Recursos naturais - conservação
Data de apresentação: 3-Fev-2015
Data de publicação: 11-Mar-2015
Referência: MOURA, Aline Oliveira. Avaliação da gestão ambiental no âmbito de quatro Ministérios. 2015. 91 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo deste estudo é analisar as práticas ambientais sustentáveis adotadas pelo Ministério da Cultura- MC, Ministério do Meio Ambiente - MMA, Ministério da Comunicação- MinC e Ministério do Trabalho e Emprego – MTE no ano de 2013. O desenvolvimento sustentável deve orientar todas as ações do governo e a prestação de serviços públicos. A gestão ambiental eficiente melhora a imagem organizacional, evita desperdícios e promove o uso reacional dos recursos ambientais. Para fomentar a sustentabilidade na administração pública, em 2012, foi publicada a Instrução Normativa MPOG nº10/2012 que obriga todos os entes da administração a criar Planos de Logística Sustentável com descrição de ações sustentáveis para o consumo de material, água, energia, compras sustentáveis e qualidade de vida no trabalho. Neste sentido, este trabalho analisa as ações realizadas por quatro Ministérios para atender a normativa e para alcançar a sustentabilidade em suas atividades. Os dados mostraram que os órgãos apresentam planos bem parecidos, todos possuem ações para reduzir custos com o uso de materiais de escritório e reduzir o consumo de água e energia. Estão realizando reformas para melhorar o ambiente de trabalho e melhorar as instalações elétricas e hidráulicas. Possuem convênios com as cooperativas para a realização da reciclagem e incentivam a realização da coleta seletiva. Já as atividades voltadas para a sensibilização e conscientização dos servidores devem ser reforçadas para que estes possam alterar seu padrão de consumo, melhorar sua relação com o meio ambiente e se tornarem multiplicadores das ações sustentáveis.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons