Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9894
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_ThaisMoreiraMacedo.pdf839,11 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Divisão do trabalho : estudo de caso acerca das percepções dos funcionários em uma instituição financeira
Autor(es): Macêdo, Thaís Moreira
Orientador(es): Câmara, Átila Rabelo Tavares da
Assunto: Instituições financeiras
Produtividade do trabalho
Data de apresentação: 10-Fev-2015
Data de publicação: 10-Mar-2015
Referência: MACÊDO, Thaís Moreira. Divisão do trabalho: estudo de caso acerca das percepções dos funcionários em uma instituição financeira. 2015. 66 f., il. Monografia (Bacharelado em Administração Pública)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Brasília, 2015.
Resumo: O objetivo do estudo é investigar a repercussão da adoção do princípio divisão do trabalho na perspectiva dos funcionários, a partir da experiência da Instituição X com a implantação de uma unidade organizacional denominada Plataforma de Suporte Operacional – PSO. Diversos autores atuaram no conceito de divisão do trabalho, alguns afirmam sua positividade e contrastando essa idéia, tem-se o conceito de degradação humana através da divisão do trabalho. A pesquisa se dá através de investigação documental e exploratória realizada em campo, por meio de entrevistas semiestruturadas, onde foram selecionados dezenove funcionários – entre gestores, gerentes e caixas executivos –, com o objetivo de identificar suas percepções em relação ao conceito da divisão do trabalho e à efetividade que atribuem a esse. Os resultados apontam que os gestores e gerentes de módulo têm uma percepção positiva da divisão do trabalho, ou seja, o principio adotado é efetivo. Os caixas têm opiniões divididas no que diz respeito à clareza da divisão do trabalho, porém acreditam em sua efetividade. Em relação ao porte da agência, não foi percebida como fator de influência no conceito de divisão do trabalho pelos gerentes das agências de pequeno porte. Para os outros entrevistados, o porte da agência influencia de forma negativa na divisão do trabalho. Conclui-se que a PSO DF I apresenta maturidade operacional, é percebida como efetiva e gera considerável grau satisfação em seus colaboradores, ou seja, a repercussão da adoção do princípio divisão do trabalho na perspectiva dos funcionários é avaliada como positiva. Apesar dos problemas encontrados, tais como: gestão à distância e falta de padronização, o conceito de divisão do trabalho pode ser positivamente associado à efetividade e ao melhor desempenho operacional.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Ministério da Educação, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Diretoria de Educação a Distância, Universidade Aberta do Brasil, Programa Nacional de Formação em Administração Pública, Universidade de Brasília, 2015.
Aparece na Coleção:Administração Pública



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons