Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9874
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_EraldaTenorioLopes.pdf187,87 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O papel dos gestores na promoção da Educação Ambiental no contexto escolar
Autor(es): Lopes, Eralda Tenório
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Coorientador(es): Santos, Evanilson Araújo
Assunto: Educação ambiental
Práticas pedagógicas
Gestão escolar
Data de apresentação: 26-Jul-2014
Data de publicação: 10-Mar-2015
Referência: LOPES, Eralda Tenório. O papel dos gestores na promoção da Educação Ambiental no contexto escolar. 2014. 38 f., il. Monografia (Especialização em Gestão Escolar)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Esta pesquisa procurou descrever como a Educação Ambiental está sendo aplicada em uma escola pública de Ensino Fundamental de 09 anos da cidade de Santa Maria, Região Administrativa do Distrito Federal. Sabendo que a EA ganhou força no Brasil a partir de sua inclusão na Constituição Federal de 1988 o Artigo 225, inciso VI, que visa promover a EA em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente, ressalta-se a necessidade de que a escola possa interferir nas ações cotidianas dos seus cidadãos. As principais questões do trabalho referem-se ao problema do que esta escola está fazendo em suas práticas pedagógicas para interferir diretamente nas mudanças de comportamento frente à problemática ambiental. Procurou-se destacar a figura do diretor e como tem ocorrido seu envolvimento diante dessas práticas, onde se averiguou ainda, como os professores, orientadores educacionais, profissionais da Carreira Assistência à Educação estão lidando com essas questões em seus cotidianos de maneira educativa que possa promover a conscientização e as mudanças nos estudantes dessa Instituição de Ensino.
Informações adicionais: Monografia (especialização)—Universidade de Brasília, Ministério da Educação, Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares, Centro de Formação Continuada de Professores, Secretaria de Educação do Distrito Federal, Escola de Aperfeiçoamento de Profissionais da Educação, Curso de Especialização em Gestão Escolar, 2014.
Aparece na Coleção:Gestão Escolar



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons