Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9856
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_GiuseppePiantinoGiongo.pdf2,85 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise temporal do uso e cobertura da terra da microrregião de Ji-Paraná do estado de Rondônia a partir de imagens de séries temporais do sensor MODIS
Autor(es): Giongo, Giuseppe Piantino
Orientador(es): Carvalho Júnior, Osmar Abílio de
Assunto: Ji-Paraná (RO) – uso e cobertura da terra – análise temporal
Sensoriamento remoto
Data de apresentação: 2013
Data de publicação: 6-Mar-2015
Referência: GIONGO, Giuseppe Piantino. Análise temporal do uso e cobertura da terra da microrregião de Ji-Paraná do estado de Rondônia a partir de imagens de séries temporais do sensor MODIS. 2013. 18 f., il. Monografia (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: A microrregião de Ji-Paraná e composta por 11 municípios e duas Unidades de Conservação federais e pertence a Amazônia Legal dentro desta área encontramos os maiores índices de desmatamento no Brasil, o objetivo do trabalho e inferir a partir do sensoriamento remoto fazer um estudo a partir de series temporais do uso e cobertura da terra da microrregião de Ji-Paraná. Com este estudo podemos entender a dinâmica da paisagem com um trabalho de baixo custo e executado rapidamente se comparado com trabalhos feitos em loco. Com os objetivos secundários de buscar avaliar a eficácia dos filtros espectro temporais e das classificações do uso e cobertura da terra feitas de forma automática e manual, a partir destes parâmetros foram utilizadas imagens do sensor MODIS referentes ao produto MOD9Q1 composto por duas bandas e com resolução espectral de 250m, que foram convertidas para UTM devido a sua projeção cartográfica ser sinusoidal. Estas foram convertidas em cubos de 491 imagens para cada banda correspondendo os 10 anos de estudo (2002 até 2012), com a geração do cubos foi feita a utilização dos filtros espectro temporais que são responsáveis pela filtragem dos ruídos das imagens de satélite, estes ruídos compreendem as nuvens e outros aspectos climáticos e atmosféricos que podem atrapalhar a visualização do produto final, os filtros utilizados neste trabalho foram o Savitzky- Golay e o filtro de Mediana. Já na classificação foi utilizado o método não supervisionado ISODATA que utilizou cinco classes e o método supervisionado Spectral Angle Mapper (SAM) na busca de um melhor resultado. O filtro Savitzky- Golay e o de Mediana suavizaram os espectros apesar da grande quantidade de nuvens apresentadas na imagem do sensor MODIS, a classificação ISODATA conseguiu dividir as feições naturais e as antrópicas, porem com a utilização do SAM foi obtido os melhores resultados devido a utilização de uma biblioteca espectral que traçou de forma correta a ocupação do solo da microrregião de Ji-Paraná. Demonstrando que apesar dos problemas encontrados na área se pode inferir que a expansão econômica foi gigantesca e também que devido as Unidades de Conservação federais presentes foram de suma importância para a preservação dos diferentes biomas encontrados na área.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2013.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons