Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9843
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JulianaRaposoCiarlini.pdf1,21 MBAdobe PDFver/abrir
2014_JulianaRaposoCiarlini_Manual.pdf2,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Brainfood, dude! : Manual criativo e ilustrado de brainstorming para comunicadores organizacionais
Autor(es): Ciarlini, Juliana Raposo
Orientador(es): Souza, Luciano Mendes de
Assunto: Comunicação organizacional
Processo criativo
Brainstorming
Data de apresentação: 24-Dez-2014
Data de publicação: 6-Mar-2015
Referência: CIARLINI, Juliana Raposo. Brainfood, dude!: Manual criativo e ilustrado de brainstorming para comunicadores organizacionais. 2014. ix, 36 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Comunicação Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este documento é um trabalho de conclusão de curso, cujo objetivo é explorar o brainstorming como ferramenta do processo criativo. A criatividade é um campo extremamente presente na rotina de trabalho de comunicadores, sendo por tal motivo, escolhida como objeto de estudo deste trabalho. Aprofundar o olhar sobre um dos processos da rotina criativa e estudar o brainstorming, nos permite entender e enxergar outras maneiras de inovar na forma de gerar ideias. Dessa forma, pensou-se na elaboração de um livro que fosse portátil e fácil de carregar. O trabalho foi também dividido em duas etapas: a construção do memorial e a construção e finalização do manual ilustrado. Para a construção da primeira parte, foram analisados aspectos que tangenciassem o brainstorming, como o processo criativo e a criatividade. Em seguida, pensou-se na metodologia que envolveu leituras sobre design e construção de conteúdo. Nesta primeira parte houve também o estudo sobre o público alvo – comunicadores organizacionais – para então iniciar a segunda parte, que é a de elaboração do livro. Para tal, usou-se como base todo o conhecimento adquirido para a construção do memorial. O resultado é um manual com conteúdo e linguagem despojada, de fácil entendimento para o público. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
This document is a work of completion, whose aim is to explore brainstorming as a tool for creative process. Creativity is extremely present in the work routine of communicators, and therefore, was chosen as the object of study of this work field. Deepen the look on one of the routine processes of creative brainstorming and study, allows us to understand and see other ways to innovate in the way of generating ideas. Thus, it was thought the preparation of a book that was portable and easy to carry. The work was divided into two stages: the construction of the memorial and the construction and completion of the illustrated manual. For the construction of the first part, aspects that approach brainstorming like the creative process and creativity were analyzed. Then it was thought the methodology that involved readings on design and construction of content. This first part of the study was also about the audience - organizational communicators - and then starts the second part, which is the preparation of the book. For this purpose, was used as base all knowledge acquired to build the memorial. The result is a manual with content and stripped language that is easily understandable to the public.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação Social, Comunicação Organizacional, 2014.
Aparece na Coleção:Comunicação - Comunicação Organizacional



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons