Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9828
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_FlenisCleiton deSouza.pdf2,68 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A habitação no planejamento para os jogos Rio 2016
Autor(es): Souza, Flenis Cleiton de
Orientador(es): Penna, Nelba Azevedo
Assunto: Planejamento urbano
Rio 2016 (Olimpíadas) - planejamento
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 5-Mar-2015
Referência: SOUZA, Flenis Cleiton de. A habitação no planejamento para os jogos Rio 2016. 2014. 60 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Geografia)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Atualmente as grandes cidades do mundo se veem em uma constante busca por investimentos estrangeiros. Parte destes investimentos pode vir após a realização de grandes eventos, como os Jogos Olímpicos. As cidades aproveitam a visibilidade trazida pelo evento e tentam oferecer seus melhores atributos aos investidores internacionais, utilizando-se do agressivo planejamento estratégico para conseguirem isto. O Rio de Janeiro está passando por esta experiência, pois será sede da Olimpíada de 2016. Várias obras serão necessárias à realização do evento, inclusive a construção de milhares de unidades residenciais. Em edições anteriores, as residências deixaram um legado à população. Será que com o caso carioca acontecerá o mesmo? O presente estudo tenta encontrar algumas possíveis respostas a esta e outras questões correlatas. Para isso, foi necessária a análise dos documentos relacionados à candidatura da cidade a sede da olimpíada, aliada à pesquisa dos dispositivos legais e de algumas políticas públicas no setor habitacional nas três esferas de governo. Tudo isso somado a algumas questões geográficas pertinentes à atual discussão sobre as cidades. Esboçamos, então, um cenário onde as eventuais respostas são colocadas de maneira a reafirmar a diferença entre os ricos e pobres na municipalidade carioca. O planejamento com o qual o evento foi pensado está centrado na exibição das partes turísticas da cidade para o contexto internacional, levando, inclusive, a cidade a direcionar a maior parte dos investimentos para áreas já bastante ricas, onde, por exemplo, as unidades residenciais construídas para o evento serão destinadas às classes mais abastadas. O evento, desta forma, não ajudará a diminuir o alarmante déficit habitacional onde ele é mais flagrante, nas classes mais pobres.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Geografia, 2014.
Aparece na Coleção:Geografia



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons