Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9814
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_ClaudiaJeaneSilvaRego.pdf1,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Os jogos teatrais e a medida socioeducativa
Autor(es): Rêgo, Claudia Jeane Silva
Orientador(es): Costa, Clarice da Silva
Assunto: Jogos teatrais
Medidas socioeducativas
Linguagem teatral
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 5-Mar-2015
Referência: RÊGO, Claudia Jeane Silva. Os jogos teatrais e a medida socioeducativa. 2014. 30 f., il. Monografia (Licenciatura em Artes Cênicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Essa monografia de final de curso tem como objetivo dialogar com a linguagem teatral e a medida socioeducativa atualmente inserida no sistema de ressocialização juvenil no Distrito Federal. A necessidade de um olhar sensível à temática das meninas infratoras me fez pensar na importância dos jogos teatrais e das demais linguagens teatrais para a ressocialização dessas meninas-mulheres-cidadãs que cometeram infração e que estão reclusas por algum tempo, mas que em algum momento estarão em liberdade e com a oportunidade de exercer sua cidadania com responsabilidade. Quando do cumprido das medidas socioeducativas, espera-se que estas meninas adolescentes, que em alguns casos já saem de maior idade, tenham experimentado a linguagem da arte teatral e conhecido um pouco dessa vertente da educação. O teatro também prepara as jovens para atuar plenamente como cidadãs. A arte tem o poder de intervir na realidade, agindo como um instrumento de transformação social.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, 2014.
Aparece na Coleção:Artes Cênicas



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons