Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/981
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_AnaLuciaAlves_SamanthaSouza.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Implementação de rádio definido por software em arquitetura embarcada
Autor(es): Alves, Ana Lúcia Alvares
Souza, Samantha Irineu Andrade de
Orientador(es): Rocha, Adson Ferreira da
Assunto: Rádio digital
Sistemas de comunicação móvel
Comunicações digitais
Data de apresentação: Dez-2007
Data de publicação: 4-Jun-2010
Referência: ALVES, Ana Lúcia Alvares; SOUZA, Samantha Irineu Andrade de. Implementação de rádio definido por software em arquitetura embarcada. 2007. 64 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2007.
Resumo: Os padrões atuais dos sistemas de comunicações móveis estão cada vez mais diversificados (padrões distintos), comprometendo, com isso, sua abrangência, cuja compatibilidade é dependente do hardware. Nesse contexto que surge a necessidade do desenvolvimento de rádios cada vez mais flexíveis e cada vez menos dependentes de sua estrutura de hardware. A tendência, daqui para frente será a obtenção de interoperabilidade através da simples alteração de software. Esse é o principal objetivo da tecnologia que será enfoque desse projeto: o rádio definido por software (RDS). Neste trabalho, tem-se como principal objetivo a análise do programa OSSIE, suas ferramentas e principais aplicações e, principalmente, a arquitetura que deu origem a ele (SCA). Esse estudo é de grande valia, pois se trata de um programa mais arrojado e ambicioso que o GNU RADIO, possibilitando uma maior quantidade de opções no que se refere à implementação de um RDS. De forma resumida, os principais objetivos são estudar conceitos de RDS; estudar as especificações de SCA; estudar o funcionamento e a aplicabilidade de sistemas embarcados; conhecer a instalação e a implementação de formas de onda usando OSSIE; avaliar o OSSIE como uma ferramenta de implementação do SCA.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2007.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2007.12.TCC.981
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.