Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/9790
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AmandaAlvesFonseca.pdf272,17 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo crítico sobre o Pré-modernismo em livros didáticos usados no Ensino Médio de Brasília
Autor(es): Fonseca, Amanda Alves
Orientador(es): Pilati, Alexandre Simões
Assunto: Pré-modernismo
Livros didáticos
Literatura brasileira - estudo e ensino
Data de apresentação: 9-Dez-2014
Data de publicação: 3-Mar-2015
Referência: FONSECA, Amanda Alves. Estudo crítico sobre o Pré-modernismo em livros didáticos usados no Ensino Médio de Brasília. 2014. 16 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar a escola literária conhecida como Pré-modernismo e expor uma análise comparativa entre os livros didáticos Literatura Brasileira e Português-Linguagens 3 usados no Ensino Médio, demonstrando como esse período é reproduzido e explicado. Primeiramente, tem-se um quadro geral das atividades literárias do final do século XIX, perpassando pelo problema que o próprio termo Pré-modernismo carrega; os principais autores e a série de peculiaridades encontradas neste período. Após tal introdução, tem-se uma análise de como o período é tratado pelos livros didáticos em questão. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
This article aims to present the Literary School known as Pre-modernism and present a comparative analysis of the textbooks “Literatura Brasileira” and “Português-Linguagens 3” used in high school, showing how this period is played and explained. First, there is an overview of the literary activities of the late nineteenth century, bypassing by the problem that the very term carries Pre-modernism; the main authors and the number of peculiarities found in this period. After this introduction, there is an analysis of how the period is treated by textbooks in question.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Departamento de Teoria e Literaturas, 2014.
Aparece na Coleção:Letras - Português



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons