Utilize este link para identificar ou citar este item:
https://bdm.unb.br/handle/10483/9787
Título: | Migração e educação : a importância de medidas voltadas à educação de crianças e jovens brasileiros no Japão |
Autor(es): | Pádua, Diego Carlos De |
Orientador(es): | Pereira, Ronan Alves |
Assunto: | Decasségui Migração Educação e Estado - Japão |
Data de apresentação: | 21-Nov-2014 |
Data de publicação: | 3-Mar-2015 |
Referência: | PÁDUA, Diego Carlos De. Migração e educação: a importância de medidas voltadas à educação de crianças e jovens brasileiros no Japão. 2014. 58 f., il. Monografia (Licenciatura em Língua e Literatura Japonesa)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014. |
Resumo: | Esta monografia analisa as políticas educacionais dos governos do Brasil e do Japão voltadas para as crianças e os jovens brasileiros residentes no Japão, para garantir a eles o acesso à educação seja por meio do sistema público japonês, seja através das escolas particulares brasileiras nesse país. Primeiramente, faz-se uma recapitulação do movimento migratório entre os dois países, passando-se a seguir para uma apresentação do sistema educacional japonês e das opções e dificuldades dos estudantes brasileiros para ter acesso à educação no Japão. Por fim, faz-se uma análise das políticas educacionais dos dois governos voltadas para esses estudantes. Conclui-se que tem havido melhora significativa no apoio oficial aos filhos de imigrantes brasileiros no Japão e que há compromissos de ambos os governos em prol da ampliação e da efetivação de uma educação adequada aos imigrantes brasileiros no Japão. _________________________________________________________________________ ABSTRACT This paper analyzes the education policies of Japan and Brazil governments aimed at children and young Brazilians living in Japan, to guarantee them access to education either through the Japanese public system and the private Brazilian schools in that country. First, it is presented an overview of the migratory movement between the two countries, which is followed by a description of the Japanese educational system and the options and difficulties of Brazilian students to have access to education in Japan. Finally, it is analyzed the educational policy of both governments oriented toward these students. The first findings are that there has been significant improvement in official support to the children of Brazilian immigrants in Japan and that there is commitment of both governments to promote the expansion and execution of appropriate education to Brazilian immigrants in Japan. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, 2014. |
Aparece na Coleção: | Letras - Japonês
|
Este item está licenciado na Licença Creative Commons