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https://bdm.unb.br/handle/10483/9756
Título: | Meio ambiente, direitos humanos e educação em direitos humanos em ações de extensão na Universidade de Brasília |
Autor(es): | Brito, Wellington Pereira |
Orientador(es): | Saraiva, Regina Coelly Fernandes |
Assunto: | Meio ambiente Direitos humanos Cidadania |
Data de apresentação: | 1-Dez-2014 |
Data de publicação: | 27-Fev-2015 |
Referência: | BRITO, Wellington Pereira. Meio ambiente, direitos humanos e educação em direitos humanos em ações de extensão na Universidade de Brasília. 2014. 98 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014. |
Resumo: | Questões sobre direitos humanos e o meio ambiente não podem ser vistas de forma dissociada tendo em vista que a qualidade do meio ambiente está ligada de certa forma com a proteção da vida humana. Em meio a tantas violações aos direitos humanos que colocam em risco a dignidade humana e ações que degradam o meio ambiente é necessário discutir tais temáticas não só em instituições de ensino, mas em toda a sociedade. Nesse sentido, por meio da pesquisa documental esse estudo realiza um mapeamento de projetos de extensão universitária sobre meio ambiente que trabalham os direitos humanos e a educação em direitos humanos na Universidade de Brasília. A extensão universitária possibilita um trabalho de cooperação entre diferentes atores ligados à Universidade, além do seu trabalho com as comunidades. Nesse sentido a partir de categorias próprias exemplificadas na metodologia, busca-se levantar como se dá esse trabalho na extensão sobre meio ambiente. De acordo com as categorias usadas para esse trabalho os projetos em meio ambiente demonstram um trabalho com os direitos humanos, mas ainda precisam caminhar para um trabalho mais efetivo dentro da educação em direitos humanos. Acresce com isso que é importante que dentro dos trabalhos na área ambiental estejam pautadas questões sobre direitos humanos e educação em direitos humanos que promovam entre outros aspectos cidadania; desenvolvimento social; reconhecimento de direitos entre os sujeitos envolvidos em cada projeto e essas são concepções demonstradas na avaliação dos projetos objetos do estudo. _________________________________________________________________________ ABSTRACT Human rights issues and the environment cannot be seen from dissociated form in order that the quality of the environment is linked in some way with the protection of human life. In the midst of so many human rights violations that endanger human dignity and actions that degrade the environment is necessary to discuss such issues not only in educational institutions, but throughout society. In this sense, through documentary research this study attempts to map of university extension projects on the environment working for human rights and human rights education at the University of Brasilia. The university extension enables a working cooperation between different actors linked to the University, in addition to their work with communities. In this sense from own categories exemplified in methodology, we seek to raise how does this work in the extension on the environment. According to the categories used for this work projects on the environment demonstrate working with human rights, but still need to walk for more effective work in the human rights education. In addition to this it is important that within the work in the environmental area are guided by human rights issues and human rights education to promote inter alia citizenship; social development; recognition of rights between individuals involved in each project and these are concepts demonstrated in the evaluation of the objects of the study projects. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014. |
Aparece na Coleção: | Gestão Ambiental
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