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Título: Educação ambiental e extensão rural : uma análise a partir do Programa Produtor de Águas - Projeto Pipiripau no núcleo rural Taquara em Planaltina - DF
Autor(es): Silva, Valquiria Peres da
Orientador(es): Tamaio, Irineu
Assunto: Educação ambiental
Extensão rural
Recursos hídricos
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 27-Fev-2015
Referência: SILVA, Valquiria Peres da. Educação ambiental e extensão rural: uma análise a partir do Programa Produtor de Águas - Projeto Pipiripau no núcleo rural Taquara em Planaltina - DF. 2014. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Desde os primórdios que o ser humano enquanto ser social exerce domínio sobre a natureza, transformando-a, tornando a mais útil à sua existência. Nas últimas décadas, um dos recursos mais preciosos e essenciais para a sobrevivência humana, a água, vem sendo ameaçado pelas ações inadequadas do homem, o que acarreta em prejuízos para a própria humanidade. Na tentativa de solucionar e mostrar que a ruptura do homem/natureza não é benéfica, pois resulta em conflitos socioambientais, surgem vários discursos ambientais, os preservacionistas, os conservacionistas, para o desenvolvimento sustentável, para o uso racional dos recursos naturais, entre outros, e com eles surge a Educação Ambiental (EA) como uma das estratégias para o enfrentamento da crise ambiental da modernidade. Busco a partir de um estudo de caso, analisar e avaliar qual a abordagem de EA presente no Programa Produtor de Águas (PPA) – Projeto Pipiripau no Núcleo Rural Taquara (NR. Taquara) e suas implicações na formação socioambiental dos produtores rurais. O PPA é um programa inovador de adesão voluntária e tem como objetivo principal a revitalização ambiental de bacias hidrográficas, proporcionando a melhoria da qualidade e oferta de água. As abordagens de EA que busco analisar estão dentro das macrotendências conservacionista, pragmática e crítica (LAYRARGUES & LIMA 2011). A metodologia é definida como Estudo de Caso sendo realizada em duas etapas: a coleta de material bibliográfico para a contextualização da pesquisa e a identificação da EA no PPA e a obtenção de dados secundários através da aplicação de questionários semiestruturados para coletar as leituras dos produtores. Os resultados mostraram que o caráter educativo que é difundido nas ações de extensão rural, pretende “educar” mediante a simples transmissão de conhecimentos. A abordagem que o programa trabalha esta voltada para a corrente da macrotendência conservacionista. Não há uma EA preocupada em refletir e intervir sobre as origens e causas da crise ambiental. Os resultados apontam a necessidade da extensão rural conceber em seus projetos ações de EA participativas e comprometidas com a formação dos produtores rurais de forma crítica, implicando assim, na construção de sociedades mais sustentáveis. _________________________________________________________________________ ABSTRACT
Since the beginning that the human being as a social exercise dominion over nature, transforming it, making it more useful to its existence. In recent decades, one of the most precious resources and essential for human survival, water, is being threatened by the inappropriate actions of man, resulting in losses for humanity itself. In trying to solve and show that disruption of man / nature is not beneficial because it results in environmental conflicts arise various environmental discourses, preservationists, conservationists, for sustainable development, for the rational use of natural resources, among others, and with them comes the Environmental Education (EE) as a strategy for coping with the environmental crisis of modernity. I seek from a case study, analyze and evaluate what is the approach of EE present in the Program Producer of Waters (PPA) - Project Pipiripau in Rural Core Taquara (Taquara NR.) and its implications in environmental training of farmers. The PPA is an innovative program of voluntary and aims environmental revitalization watershed, providing improved quality and supply of water. The EE approaches that seek to analyze macro trends are within the conservationist, pragmatic and critical (LAYRARGUES & LIMA, 2011). The methodology is defined as Case Study and was conducted in two stages: the collection of bibliographic material to contextualize the research and the identification of the EE in the PPA and obtaining secondary data through the application of semi-structured questionnaires to collect the readings of producers. The results showed that the educational character that is widespread in rural extension actions, aims to "educate" by simply imparting knowledge. The approach that this program works toward the current conservation macro trend. There is a worried EE to reflect and speak on the origins and causes of the environmental crisis. The results indicate the need for extension design in their projects participatory EE actions and committed to the training of farmers critically, thereby resulting in the construction of more sustainable societies.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
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