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Título: A formação acadêmica em gestão ambiental : desafios e perspectivas de uma nova profissão
Autor(es): Lima, Nayara Ferreira de Matos
Orientador(es): Passos, Carlos José Sousa
Assunto: Gestão ambiental
Gestor ambiental - formação
Data de apresentação: 2-Set-2014
Data de publicação: 26-Fev-2015
Referência: LIMA, Nayara Ferreira de Matos. A formação acadêmica em gestão ambiental: desafios e perspectivas de uma nova profissão. 2014. 49 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão Ambiental)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) teve como objetivo levantar e avaliar as percepções de um pequeno grupo de egressos do curso de Gestão Ambiental da Faculdade UnB Planaltina, a fim de contribuir com o debate acadêmico sobre os limites e oportunidades de inserção bem sucedida destes novos profissionais no mercado de trabalho, consolidando sua formação interdisciplinar. A pesquisa foi realizada com base numa amostra de 27 egressos do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental da Faculdade UnB Planaltina da Universidade de Brasília (FUP/UnB), os quais se formaram entre os semestres de 2012 e final do semestre de 2013. Nesta pesquisa, adotou-se uma abordagem investigativa com ênfase em estatísticas descritivas de dados coletados na forma de variáveis nominais categóricas, por meio de um questionário especificamente concebido para este estudo, enviado por e-mail e redes sociais. Coletaram-se dados nos meses de abril e maio de 2014 por meio de publicações e mensagens privadas para a rede de contatos da autora do presente TCC. Dentre os resultados obtidos, destacam-se os seguintes aspectos: os gestores apresentam preocupações de interesse ambiental, visto que estas foram as motivações para a escolha de ingresso no curso; enxergam a sua atuação como mediadores; valorizam a questão interdisciplinar existente no curso, apesar de 29% dos entrevistados enxergarem como desvantagem; criticam a falta de regulamentação, ou seja, a legislação que ampara o Gestor Ambiental; concordam com a formação que receberam embora enfrentem dificuldades para ingresso no mercado de trabalho e enxerguem essas oportunidades como acirradas devido às exigências do mercado profissional, e também pela concorrência com outros profissionais. Assim, faz-se necessário refletir sobre as percepções apontadas por egressos do curso, na perspectiva de uma eventual e talvez pertinente mudança na proposta curricular do curso Gestão Ambiental da FUP/UnB, assim como ao fortalecimento de temas interdisciplinares de integração, sobretudo de modo que alcance um panorama mais completo, a fim de criar ou traçar um perfil para o profissional formado nesta instituição.
Abstract: This research sought to assess perceptions of a small group of Environmental Managers graduated from the Bachelor Program in Environmental Management from the Faculty UnB Planaltina, University of Brasilia, in order to contribute to the academic debate about the limits and opportunities of the successful insertion of these new professionals into the labor market, thus consolidating their interdisciplinary training. The study was conducted with a sample of 27 graduated professionals from the above-mentioned course, who graduated through the semesters of 2012 and 2013. We adopted an investigative approach with emphasis in descriptive statistics of data collected as categorical and nominal variables, through the administration of a questionnaire specially designed for this purpose. Such questionnaire was sent by email and social networks, and data were collected over the months of April and May 2014. The main results can be summarized as follows: the professional managers are environmentally concerned, since such concerns were their motivation while choosing to join the course; they see themselves as facilitators or mediators; they value the interdisciplinary nature and structure of the course, even if 29% of respondents see such interdisciplinarity as disadvantageous; they criticize the lack of regulatory framework to the Environmental Management labor market; they agree with the graduation they received, although they face difficulties to get hired; they believe there is a hard dispute due to the requirements of the labor market, and also due to the dispute with other professionals. Thus, it is necessary to reflect on the perceptions pointed out by these former undergraduate students, and consider the possibility of an eventual and suitable change on the Program’s curriculum, with a view of strengthening the interdisciplinary nature and structure of it.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
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