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Título: O uso de softwares educativos no ensino de ciências : uma pesquisa bibliográfica
Autor(es): Soares, Edna Ferreira Da Silva
Orientador(es): Souza, Renata Aquino da Silva de
Assunto: Software educacional
Processo de ensino-aprendizagem
Ciências - estudo e ensino
Tecnologia na educação
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: SOARES, Edna Ferreira Da Silva. O uso de softwares educativos no ensino de ciências: uma pesquisa bibliográfica. 2014. 14 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Encontramos em sala da aula a geração que nasceu na era digital, esses indivíduos são extremamente criativos, mas não podemos dizer se são mais ou menos criativos do que as gerações anteriores. Eles se expressam criativamente de forma muito diferente daquelas que seus pais usavam quando tinham a mesma idade. O papel do professor da era digital é tornar-se um incentivador e condutor para o conhecimento, pois somente através do estabelecimento de metas podemos orientar o aluno a seguir suas propostas, alcançar objetivos, dissociar conteúdos, operar recursos sociais e explorar o espaço virtual com eficiência através das ferramentas necessárias. É indispensável ao indivíduo obter e compreender o processo de interação que ocorre com o fluxo de ideias, de informações e dados disponíveis nos meios digitais, fazendo link direto entre tradição e inovação. A pesquisa foi realizada como base em arti-gos científicos que analisam a aplicação e utilização dos (TICs) em sala de aula e suas características. Por meio da análise dos resultados de pesquisas experimentais realizadas por diversos professores de escolas variadas, de contextos variados, pro-curamos responder a estas perguntas: O uso de softwares educativos e ferramentas tecnológicas reproduz melhores resultados na aprendizagem do que as aulas tradicionais? Seria, portanto, o método tradicional abandonado em favor da tecnologia da era digital ou podemos caminhar juntos nessa interação de aprendizado? Os resultados nos mostram que, mediante a orientação do professor a intervenção dos soft-wares educativos promove uma melhora no processo ensino/aprendizagem. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
We find in the classroom the generation born in the digital age, these individuals are extremely creative, but we can not say whether they are more or less creative than previous generations. They creatively express themselves so very di-ent from those that their parents used when they were the same age. The digital age teacher's role is to become a supporter and driver for knowledge, for only through setting goals can guide the student to-Guir its proposals, achieve goals, dissociate content, operate social resources and explore space virtual efficiently through the necessary tools. It is essential for the individual to obtain and understand the process of interaction that occurs with the flow of ideas, information and data available in digital media, fazen-direct link between tradition and innovation. The survey was conducted based on scientific arti-cles that analyze the application and use of (TCIs) in the classroom and their characteristics. Through the analysis of experimental research results carried out by various teachers of various schools of varying contexts, seek to answer these questions: The use of educational software and technology tools play better results in learning than traditional classes? It would therefore be the traditional method aban-doned in favor of the digital age technology or we can walk together in this learning interaction? The results show us that by the teacher's guidance the intervention of educational software provides an improvement in the process en-bell / learning.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



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