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dc.contributor.advisorFalcomer, Viviane Aparecida da Silva-
dc.contributor.authorSilva, Ivaneide Alves Da-
dc.identifier.citationSILVA, Ivaneide Alves Da. A utilização de espaços não formais de educação na prática pedagógica de professores da educação básica. 2014. [3], 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.en
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.en
dc.description.abstractA educação ocorre em diferentes circunstâncias na vida do ser humano e deve preparar o individuo para todo o percurso de sua vida. A literatura atual corrobora que, para dar suporte aos vários aspectos impostos pela sociedade contemporânea é preciso que o professor desenvolva em sua prática pedagógica modalidades diversificadas, entre elas a educação não formal. A educação não formal desenvolve o ensino e aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados, preparando o indivíduo para atuar em sociedade como cidadão ativo. Desse modo, esse estudo investigou a utilização de espaços não formais do Distrito Federal na prática pedagógica de professores da educação básica, com o intuito de possibilitar um melhor planejamento das atividades educacionais, tornando esse um momento de maior aprendizagem. Para isso, foi feita uma busca dos diferentes espaços de educação não formais institucionalizados no DF, para a aplicação de questionários para os coordenadores das instituições, monitores e professores. Além dos instrumentos utilizados, uma análise de grande relevância foi à observação durante visitas das escolas nos espaços. Os dados obtidos por meio desses instrumentos salientaram que os professores acreditam que os espaços não formais facilitam a aplicação dos conteúdos escolares, auxiliando na compreensão destes. No entanto, os mesmos ainda não se sentem preparados para atividades como estas, citam a importância, porém não as inserem em suas práticas pedagógicas. Por isso torna-se essencial que a formação inicial e continuada de professores proporcionem oportunidades para reflexão e discussão acerca do ensino de ciências, buscando desenvolver criticidade para uma prática educativa constituída por uma diversidade de estratégias, incluindo as atividades em ambientes não formais.en
dc.rightsAcesso Abertoen
dc.subject.keywordProcesso de ensino-aprendizagemen
dc.subject.keywordPráticas pedagógicasen
dc.subject.keywordProfessores - formação continuadaen
dc.subject.keywordEducação - espaços não formaisen
dc.subject.keywordEnsino - espaços não formaisen
dc.subject.keywordProfessores - prática profissionalen
dc.titleA utilização de espaços não formais de educação na prática pedagógica de professores da educação básicaen
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturaen
dc.date.accessioned2015-02-23T19:23:41Z-
dc.date.available2015-02-23T19:23:41Z-
dc.date.issued2015-02-23T19:23:41Z-
dc.date.submitted2014-12-02-
dc.identifier.urihttp://bdm.unb.br/handle/10483/9730-
dc.language.isoPortuguêsen
dc.description.abstract1The education occurs in different circumstances and should prepare the individual for the entire course of your life. The current literature supports that to support the various aspects imposed by contemporary society it is necessary that the teacher develops diverse modalities pedagogical practice such as non-formal education. The non-formal education develops teaching and learning of contents historically organized preparing the individual to act in society as active citizens. Thereby, this study investigated the use of non-formal spaces of the Distrito Federal on pedagogical practice of teachers of basic education, with the aim of enabling a better planning of educational activities making this a time of great learning. For this, a search was made of the various non-formal institutionalized education institutionalized spaces for the application of questionnaires to everyone involved in this process, the coordinators of the institutions, teachers and monitors. In addition to the instruments used an analysis of great importance was the observation during visits of schools in the spaces. The data obtained through these instruments stress that teachers believe that non-formal spaces facilitates application of school content aiding in the understanding of these. However, they still do not feel prepared for activities such as these mentioning the importance but not the insert in their pedagogical practices. Therefore it is essential that the initial and continuing training of teachers provides opportunities for reflection and discussion about the teaching of science seeking development of criticality for educational practice consisting of several strategies including activities in non-formal settings.-
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



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