Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9729
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SandraMariaDeSousaRodrigues.pdf484,43 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uso da mídia impressa no ensino de reciclagem na Educação Fundamental
Autor(es): Rodrigues, Sandra Maria de Sousa
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Coorientador(es): Freitas, Maria de Lourdes Lazzari de
Assunto: Reciclagem
Ensino fundamental - reciclagem
Mídia impressa - reciclagem
Educação ambiental
Data de apresentação: 8-Dez-2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: RODRIGUES, Sandra Maria de Sousa. Uso da mídia impressa no ensino de reciclagem na Educação Fundamental. 2014. 14 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: O objetivo deste trabalho foi analisar o material disponível em artigos das revistas Nova Escola e Química Nova na Escola sobre reciclagem ou educação ambiental, que incluísse reciclagem, para identificar se tais materiais são úteis para o planejamento de aulas sobre reciclagem no ensino fundamental. Os resultados obtidos apontam para o seguinte: o material destas revistas tem um bom conteúdo e boas sugestões, mas necessita de reformulação didática para que se aplique na aula. Falamos, portanto, de adaptá-lo às etapas e às necessidades de um plano de aula. A revisão da literatura e o quadro conceitual deste trabalho contextualizam esses resultados com pesquisas recentes sobre a necessidade da incorporação de material de mídia em salas de aula do ensino fundamental. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The objective of this study was to analyze the material available on journal articles Nova Escola and Química Nova na Escola about recycling on environmental education, which include recycling, to identify whether such materials are useful for lesson planning on recycling in elementary school. The results indicate the following: the material of the magazines have good content and good suggestions, but needs didatic recast for the application in the classroom. It’s necessary to adapt it to the needs and stages of a lesson plan. The literature review and the conceptual framework of this study contextualize these results with recente research on the need for media material integration into elementary school classrooms.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons