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Título: Metodologia de projetos : da segmentação de conteúdos a um ensino contextualizado e integrado à vida
Autor(es): Oliveira, Leny Paula Lisbôa de
Orientador(es): Oliveira, Cynthia Bisinoto Evangelista de
Assunto: Pedagogia tecnicista
Multidisciplinaridade - pedagogia tecnicista
Processo de ensino-aprendizagem
Interdisciplinaridade
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: OLIVEIRA, Leny Paula Lisbôa de. Metodologia de projetos: da segmentação de conteúdos a um ensino contextualizado e integrado à vida. 2014. 15 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A interdisciplinaridade em metodologias de ensino, baseadas em projetos, leva o aluno a contextualizar os conteúdos apresentados em seu cotidiano, estimulando a autonomia e diversas habilidades sociais e críticas. O professor com uma visão global dos conteúdos, media a aprendizagem com um currículo flexível e infinitas possibilidades de criação de projetos, junto com os alunos. A fragmentaçõs do currículo em disciplinas especializadas traz consequências negativas para alunos e professores, logo prejudicando toda a formação da sociedade. Assim, este trabalho, por meio de pesquisa bibliográfica, faz uma reflexão sobre a origem dessa segmentação na pedagogia tecnicista e como esta ainda é utilizada atualmente na maioria das instituições de ensino. Também são reunidos dados, de documentos que baseiam a educação atual no Brasil (LDB, PCNs e PNE), referentes ao tema da pesquisa, procurando mostrar como são tratados os problemas da fragmentação e quais alternativas eles trazem para esta questão. Por fim será apresentada a metodologia de projetos como alternativa interdisciplinar para o desenvolvimento integral de conhecimentos e habilidades dos estudantes, suprindo também as carências da multidisciplinaridade. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The interdisciplinarity in teaching methodologies, project-based, leads the student to contextualize the contents presented in their daily lives, encouraging autonomy and various social and critical skills. The teacher with an overview of the content, media, learning with a flexible curriculum and endless project possibilities of creation, along with the students. The curriculum fragmentaçõs in specialized disciplines brings negative consequences for students and teachers, so hurting the entire formation of society. This work, by means of literature, reflects on the origin of this segmentation in technicist pedagogy and how this is still currently used in most educational institutions. They are also gathered data, documents which base current education in Brazil (LDB, PCNs and PNE), on the topic of research, trying to show how they are treated the problems of fragmentation and what alternatives they bring to this issue. Finally will be presented the project methodology as interdisciplinary alternative to the integral development of knowledge and skills of students, also meeting the needs of multidisciplinary.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



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