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Título: Concepções docentes : um estudo dos temas transversais ambientais no ensino de Ciências Naturais
Autor(es): Pontes, Ariel Moreira
Orientador(es): Layrargues, Philippe Pomier
Assunto: Educação ambiental
Ciências - estudo e ensino
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs)
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: PONTES, Ariel Moreira. Concepções docentes: um estudo dos temas transversais ambientais no ensino de Ciências Naturais. 2014. 28 f. il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como objetivo identificar como a temática ambiental presente nos PCNs através dos Temas Transversais é concebido por professores de Ciências Naturais, nas séries do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em algumas escolas públicas da Região Administrativa de Planaltina – DF. O conceito de meio ambiente se tornou recorrente e necessário ao longo do tempo no meio acadêmico e na sociedade, pois se trata de uma questão de vivência ao mesmo tempo que o tema quase que obrigatoriamente trabalha a conscientização e as políticas públicas. No Brasil, as diferentes áreas de conhecimento que compõem o currículo escolar são orientados pelos PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), que entre outros interesses contém o tema Meio Ambiente nos seus Temas Transversais. É a partir desses Temas Transversais que será possível relacionar a Educação Ambiental com o ensino de Ciências Naturais nas ações educativas, pois é justamente essa a função da transversalidade das diversas áreas do conhecimento: embasar e atuar como uma ponte de conexões possíveis, originando de forma satisfatória o conhecimento interdisciplinar. Uma característica dessa pesquisa é a contribuição com a prática docente de professores de Ciências Naturais, com concepções dirigidas a um pensamento crítico, onde é pertinente frisar sobre a competência do educador em desenvolver o conhecimento junto ao educando, sendo crítico ao fornecer ferramentas que possibilitem este mesmo educando prover concepções do mundo que o cerca de maneira autônoma e consciente, incluindo as visões sobre a problemática socioambiental e enriquecendo o processo de formação cidadã que se inicia também dentro do ambiente escolar.
Abstract: This study aims to identify how environmental issues present in the NCPs through Transversal Themes is designed by teachers of Natural Sciences, in the 6th to 9th grades of elementary school in some public schools Administrative Region of Planaltina - DF The concept of environment has become recurrent and necessary over time in academia and society since it is a matter of experience while the subject must work almost awareness and public policies. In Brazil, the different areas of knowledge that make up the school curriculum are oriented by NCP (National Curriculum Parameters), which among other interests contains the theme environment in their Transversal Themes. It is from these Transversal themes that you can relate to environmental education with the teaching of natural sciences in the educational, it is precisely this function of transversality of the various areas of knowledge: to base and act as a bridge of possible connections, giving satisfactorily interdisciplinary knowledge. A characteristic of this research is the contribution to the teaching practice of Natural Science teachers, with designs directed to critical thinking, which is pertinent to note about the educator competence to develop the knowledge by the student,being critical to provide tools that enable the student to provide conceptions of the world that surrounds autonomously and consciously, including views on environmental problems and enriching the process of civic education that begins also within the school environment.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



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