Título: | A educação física no ensino de jovens e adultos em Primavera do Leste : limites e desafios |
Autor(es): | Rocha, Valdinéia Maria de Souza |
Orientador(es): | Soares, José Manoel Montanha da Silveira |
Assunto: | Educação de Jovens e Adultos (EJA) Educação física |
Data de apresentação: | 4-Dez-2014 |
Data de publicação: | 23-Fev-2015 |
Referência: | ROCHA, Valdinéia Maria de Souza. A educação física no ensino de jovens e adultos em Primavera do Leste: limites e desafios. 2014. 48 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Primavera do Leste-MT, 2014. |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho de pesquisa consiste na busca de informações sobre o ensino da disciplina de Educação Física na modalidade EJA. Sabe-se que a modalidade EJA requer metodologias diferenciadas daquelas aplicadas ao ensino regular, dada as variáveis faixas etárias de sua clientela. As atividades físicas são fundamentais para o desenvolvimento físico, emocional e intelectual do aluno, e contribuem sistematicamente para aquisição do conhecimento; o conhecimento é fundamental para a vida social de qualquer pessoa para torná-la um ser humano mais crítico, capacitando-o para o pleno exercício da cidadania. No entanto, para a realização do presente trabalho, fez-se necessária a elaboração de um questionário que abordassem questões pertinentes à vida, à metodologia e à avaliação do educando da modalidade EJA. Os questionários foram distribuídos entre os professores da modalidade de Educação Física, que foram prestativos e os preencheu sem delongas. Assim sendo, pretende-se com a realização deste trabalho verificar os aspectos positivos da disciplina de Educação Física, bem como demonstrar aqui os desafios enfrentados no dia a dia do educador. A pesquisa aconteceu no Centro de Educação de Jovens e Adultos “Getúlio Dornelles Vargas” na cidade de Primavera do Leste, Estado de Mato Grosso. _______________________________________________________________________________ ABSTRACT The main objective of this research work consists in finding information about the teaching of Physical Education in EJA mode. It is known that the EJA mode requires different methodologies than those applied to regular education, given the variables age of your clientele. Physical activities are essential for the physical, emotional and intellectual development of students, and systematically contribute to knowledge acquisition; knowledge is fundamental to social life of any person to make it a more critical human being, enabling it to full citizenship. However, for the realization of this work, it was necessary to draw up a questionnaire that addressed relevant to life, methodology and evaluation of the
student EJA mode issues. The questionnaires were distributed among teachers of the modality of Physical Education, which were helpful and filled them without delay. Accordingly, it is intended with this work verify the positive aspects of Physical Education, as well as demonstrate here the challenges faced in everyday life of educators. The research took place at the Center for Youth and Adults "Getúlio Dornelles Vargas" in the town of Primavera do Leste, Mato Grosso. |
Informações adicionais: | Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância. |
Aparece na Coleção: | Educação Física
|