Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/972
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_AndréBisinotoMatias.pdf1,54 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação de QoS em sistema de comunicação VoIP utilizando plataforma embarcada
Autor(es): Matias, André Bisinoto
Orientador(es): Nascimento, Francisco Assis de Oliveira
Franco, Otávio Henrique Galeazzi
Assunto: Telecomunicações
VoIP (Voice over IP)
Comutação por pacotes (Transmissão de dados)
Data de apresentação: Dez-2008
Data de publicação: 31-Mai-2010
Referência: MATIAS, André Bisinoto. Avaliação de QoS em sistema de comunicação VoIP utilizando plataforma embarcada. 2008. 56 f. Monografia (Bacharelado em Engenharia Elétrica)-Universidade de Brasília, Brasília, 2008.
Resumo: No anseio de tecnologias cada vez mais eficientes e lucrativas, a tecnologia Voice over IP (VoIP) surgiu como alternativa aos circuitos comutados da telefonia tradicional. Seu funcionamento é baseado em comutação de pacotes de voz em uma Rede IP e representa redução de custos e integração com outros serviços da Internet. Entretanto, a qualidade de uma chamada VoIP em relação a uma chamada da telefonia tradicional é consideravelmente inferior, pois a comunicação é sensível à perda de dados e aos atrasos da rede. Vários parâmetros objetivos de qualidade e modelos computacionais complexos como requisito parcial à obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Elétrica. No anseio de tecnologias cada vez mais eficientes e lucrativas, a tecnologia Voice over IP (VoIP) surgiu como alternativa aos circuitos comutados da telefonia tradicional. Seu funcionamento é baseado em comutação de pacotes de voz em uma Rede IP e representa redução de custos e integração com outros serviços da Internet. Entretanto, a qualidade de uma chamada VoIP em relação a uma chamada da telefonia tradicional é consideravelmente inferior, pois a comunicação é sensível à perda de dados e aos atrasos da rede. Vários parâmetros objetivos de qualidade e modelos computacionais complexos foram criados com o objetivo de caracterizar uma chamada para que usuários e prestadoras de serviço tenham garantias de satisfação. Uma estratégia para certificar a qualidade adotada por prestadoras de serviço de telecomunicações é realizar diversos testes em diferentes pontos da rede (armário de distribuição, modem do assinante, etc.). Para isso, elas utilizam equipamentos de teste de mão (hand-held test sets). Este trabalho é um estudo acerca das medidas de qualidade mais comuns e a descrição da implementação de um teste de qualidade na plataforma embarcada do TSW800TP, produzido pela Wise Indústria de Telecomunicações.
Abstract: Yearning for more efficient and lucrative technologies, the Voice over IP (VoIP) technology has appeared as an alternative to the switched circuits of traditional telephony. Its functioning is based on switching voice packages on an IP Network and represents a cost reduction and an integration with other Internet services. However, the quality of a VoIP call is considerably inferior to the one of the traditional telephony call, because the communication is sensible to data loss and to network delays. Several objective parameters of quality and complex computational models were created with the objective of characterizing a call with satisfaction guarantee for the users and telecommunication operators. A strategy to certificate the quality adopted by the telecommunication operators is to make several tests in different network points (closets of distribution, subscriber modem, etc). For that, they use hand-held test sets. This work is a study about ordinary quality measures and the description of the implementation of a quality test on the embedded platform of TSW800TP, produced by Wise Indústria de Telecomunicações.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008.
DOI: http://dx.doi.org/10.26512/2008.12.TCC.972
Aparece na Coleção:Engenharia Elétrica



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.