Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/9719
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AlexandreDeSouzaDias.pdf897,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Brincando com carrinhos : associando conceitos da física às atividades lúdicas no Ensino Fundamental : anos finais
Autor(es): Dias, Alexandre de Souza
Orientador(es): Vercillo, Otilie Eichler
Assunto: Ciências (Ensino fundamental)
Brincadeiras
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: DIAS, Alexandre de Souza. Brincando com carrinhos: associando conceitos da física às atividades lúdicas no Ensino Fundamental: anos finais. 2014. 35 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Um dos grandes problemas do ensino da Física nas séries finais do Ensino Fundamental em Ciências Naturais e do Ensino Médio é a dificuldade dos estudantes relacionarem os conceitos formais da dessa disciplina aos fatos cotidianos. Para minimizar esse problema e melhorar a compreensão do tema é necessário que o aluno reconheça e estabeleça um contato lógico entre as brincadeiras infantis e a Física, possibilitando, no futuro, a construção de conhecimento significativo que ampare com maior tranquilidade o arcabouço matemático que a matéria almeja. Esse trabalho busca mostrar aos estudantes de 11 e 12 anos, um caminho que relacione as brincadeiras infantis ao campo conceitual da Física, permitindo-os que, desde cedo, traduzam esses conceitos para a realidade. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
A major problem with the teaching of physics in the final grades of primary education in natural sciences and high school is the difficulty of the students relate the formal concepts of this discipline to the daily facts. To minimize this problem and improve the understanding of the subject is necessary for the student recognize and establish a logical contact between children's play and physics, allowing in the future, building significant knowledge to support with added peace of mind the mathematical framework that matter crave. This paper seeks to show a way to relate children's games to the conceptual field of physics to students of 11 and 12 years old allowing those who, early on, translate these concepts into reality.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons