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Título: Integração universidade-escola : um estudo com egressos do Ensino Médio
Autor(es): Oliveira, Maria do Socorro Dias de
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Ensino médio
Extensão universitária
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: OLIVEIRA, Maria do Socorro Dias de. Integração universidade-escola: um estudo com egressos do Ensino Médio. 2014. [2], 20 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: O ensino médio tem sido criticado pela sua indefinição como nível educacional promotor de competências que permitem o/a estudante seguir seus estudos na universidade e/ou ingressar no mercado de trabalho. A integração universidade-escola tem apresentado propostas que podem transformar o ensino médio. O objetivo da presente pesquisa foi identificar a percepção que ex-alunos do ensino médio têm sobre a experiência de trabalho em projetos de extensão e pesquisa universitária durante o ensino médio. Foi utilizada a metodologia qualitativa. Foram entrevistados 6 estudantes, egressos do PIBIC-EM e de Programas de Estágios na Extensão Universitária. Os resultados permitiram concluir que os egressos construíram uma identidade profissional a partir da vivência na universidade o que proporcionou uma nova forma de ser e atuar no mundo. Foram identificadas mudanças identitárias que impactaram o desenvolvimento dos egressos no que se refere à autonomia intelectual e moral. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The high school has been criticized for its vagueness as educational level promoter of skills that allow the student following his studies at the university and / or enter the job market. The university - school integration has presented proposals that can transform the high school. The aim of this research was to identify the perception that high school students have on work experience in extension projects and university research during high school. Qualitative methodology was used. We interviewed six students, egress PIBIC - MS and internship programs in the University Extension. The results showed that the egress have built a professional identity from the experience at the university which provided a new way of being and acting in the world . Identity changes were identified that affected the development of egress in relation to intellectual and moral autonomy.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



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