Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9714
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_DomingasMendesLisboa.pdf657,42 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Vídeos didáticos no ensino de ciências : uma análise das propostas apresentadas nos ENPEC de 2009, 2011 e 2013
Autor(es): Lisboa, Domingas Mendes
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Cinema na educação
Ensino - meios auxiliares
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 23-Fev-2015
Referência: LISBOA, Domingas Mendes. Vídeos didáticos no ensino de ciências: uma análise das propostas apresentadas nos ENPEC de 2009, 2011 e 2013. 2014. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A pesquisa desenvolvida nesse trabalho analisou as produções e utilização de vídeos voltados ao Ensino de Ciências, apresentados nos Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) nos anos de 2009, 2011 e 2013. O objetivo dessa análise foi identificar alguns aspectos relacionados à utilização e produção didática desses vídeos no contexto do ensino de ciências. Os critérios utilizados estão desde a origem, público alvo, foco temático, conteúdos abordados, como estão sendo utilizados didaticamente no ensino de Ciências, bem como as dificuldades para efetiva implementação. Os resultados obtidos indicaram que o número de títulos, apresentados nas três ultimas edições do ENPEC, que estão relacionados ao uso do audiovisual vídeo, apresenta-se pequeno, quando relacionada ao número total de trabalhos apresentados. Além de observarmos que muitas das publicações não abordam o uso do vídeo como recurso didático. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The research developed in this work has analyzed the use of productions and videos aimed at teaching science, presented at the Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC) in 2009, 2011 and 2013. The objective of this analysis was to identify some aspects related to the use and production of didactic videos in the context of teaching science. The criteria used are the source, intention audience, thematic focus, content, as are being used didactically in science education, as well as the difficulties for effective implementation. The results obtained indicated that the number of titles, presented in the last three editions of ENPEC, which are related to the audiovisual, use video feature are small, when related to the total number of papers presented. In addition to observe that many of the publications do not deal with the use of video as a teaching resource.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons