Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9710
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NilcileideSouzaDosSantosDamasceno.pdf810,31 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O brincar como recurso pedagógico : concepção de professores da Creche Municipal Tia Maria Jacobina - BA
Autor(es): Damasceno, Nilcileide Souza dos Santos
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Educação de crianças
Brincadeiras
Atividades lúdicas
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 20-Fev-2015
Referência: DAMASCENO, Nilcileide Souza dos Santos. O brincar como recurso pedagógico: concepção de professores da Creche Municipal Tia Maria Jacobina - BA. 2014. 54 f. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso teve como objetivo investigar as concepções de professores sobre o brincar como recurso pedagógico em uma instituição de educação infantil com o objetivo de, a partir da aplicação de questionário semiestruturado aos professores e da observação das práticas desses profissionais da instituição, analisar como o brincar é planejado: livre ou supervisionado, ou os dois e como são planejados espaços/tempo e recursos na instituição pesquisada. O público pesquisado são os professores efetivos que atendem crianças de dois (02) a cinco (05) anos em tempo integral. A pesquisa faz um paralelo com vários autores que defendem o brincar como importante recurso no ensino-aprendizagem de crianças na educação infantil, pois, através das interações e das brincadeiras as crianças tornam-se mais autônomas. Verificou-se que o brincar acontece de forma planejada, sendo direcionadas com brincadeiras de livre escolha sob supervisão das professoras e brincadeiras direcionadas. Dessa forma esse estudo pôde analisar a importância do brincar para formação da criança nos diversos aspectos da formação humana e sua ação dentro do processo ensino aprendizagem perante a visão dos professores pesquisados.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons