Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9709
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MarcioVilelaAlves.pdf677,03 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Jogos cooperativos : um método de estimular a participação e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física
Autor(es): Alves, Márcio Vilela
Orientador(es): Riehl, Osmar
Assunto: Educação física
Jogos cooperativos
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 20-Fev-2015
Referência: ALVES, Márcio Vilela. Jogos cooperativos: um método de estimular a participação e a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física. 2014. 51 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo compreender de que forma os jogos cooperativos podem contribuir na busca pela participação efetiva dos alunos nas aulas de Educação Física de uma determinada escola pública da cidade de Piritiba-BA. Os Jogos Cooperativos têm sido uma importante proposta para a Educação Física Escolar. Vivemos em uma sociedade competitiva, em que valores de solidariedade, cooperação e união precisam ser cada vez mais transmitidos e compartilhados entre as pessoas. Vimos nos jogos cooperativos à possibilidade de levar para escola, para as aulas de Educação Física, atividades que proporcionam aos alunos o prazer de jogar juntos, de cooperar uns com os outros, de participar, criar sem a pressão de competir e de ter que vencer sempre. Partimos, neste trabalho, da importância de rever o paradigma da competição em nossa sociedade e na Educação Física escolar. A partir disso, apresentamos a proposta dos jogos cooperativos como sendo a mais adequada para desmistificar o paradigma da competição dominante. Essa proposta é vista como transformadora, mas que precisa ser mais estudada e contextualizada para assumir os desafios e possibilidades de romper com a dominância do paradigma da competição e de levar a cooperação além da escola. Diante disso, na busca em contribuir na transformação dessa realidade possibilitando a participação efetiva desses alunos nas aulas de Educação Física, a reconhecendo como disciplina que possibilita a aquisição do conhecimento através de vivências com atividades lúdicas e prazerosas e que contribui na formação do indivíduo como um ser ativo, crítico e consciente vivendo em sociedade de forma cooperativa, uma vez que nossa sociedade necessita de seres mais justos e mais humanos. Optou-se pela preferência metodológica desta investigação o estudo de caso onde o ponto de partida do desenvolvido dessa investigação se dará numa dimensão empírica.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons