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Título: Percepção de pais e professores quanto a importância da utilização de brincadeiras como proposta pedagógica na educação infantil
Autor(es): Santana, Maiara Rios de
Orientador(es): Soares, José Manoel Montanha da Silveira
Assunto: Educação de crianças
Brincadeiras
Data de apresentação: 1-Dez-2014
Data de publicação: 20-Fev-2015
Referência: SANTANA, Maiara Rios de. Percepção de pais e professores quanto a importância da utilização de brincadeiras como proposta pedagógica na educação infantil. 2014. 67 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo analisar a percepção de pais e educadores quanto à importância das brincadeiras como proposta pedagógica na Educação Infantil. O público alvo foram as turmas de 3, 4 e 5 anos de idade e a amostra 3 professoras pedagogas e 6 pais de alunos. Para alcançar esse objetivo foi realizada a observação de 12 aulas e a aplicação de questionários com professores e pais. Os resultados demonstraram que as professoras possuem certo entendimento acerca do brincar e de sua importância para o contexto da Educação Infantil, já os pais apesar de afirmarem que o uso das brincadeiras são importantes, demonstram pouco entendimento sobre a sua importância, pois a maioria associou o brincar como um momento de diversão, descontração, para que as crianças possam descansar depois de passarem muito tempo na sala realizando atividades. Mesmo diante da compreensão da importância das brincadeiras para as crianças, muitas vezes estas lhe são negadas, e mesmo com o direito instituído por leis, as crianças muitas vezes não são compreendidas pelos adultos.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Curso de Licenciatura em Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
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