Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/9704
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JessicaSouzaSilva.pdf1,2 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma proposta lúdica para o ensino de funções orgânicas
Autor(es): Silva, Jéssica Souza
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Jogos educativos
Química orgânica
Data de apresentação: 2-Dez-2014
Data de publicação: 20-Fev-2015
Referência: SILVA, Jéssica Souza. Uma proposta lúdica para o ensino de funções orgânicas. 2014. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: Durante a minha formação inicial como aluna do curso de Licenciatura em Ciências Naturais, observei, durante os estágios e as aulas de didática, a dificuldade dos alunos do Ensino Médio e Superior no aprendizado dos conteúdos de funções orgânicas. Acredito que essa dificuldade seja resultado de um ensino que privilegia a memorização e desvinculado do cotidiano desses alunos. A partir dessa realidade foi proposta a elaboração de dois jogos didáticos que auxiliassem no ensino e aprendizado desse conteúdo. Essa proposta lúdica é composta primeiramente por um “Jogo da Memória” que relaciona o nome e a estrutura de um composto orgânico ao cotidiano e o segundo jogo é um quebra cabeça que visa auxiliar na montagem das estruturas dos compostos orgânicos. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
During my initial preparation as a student of the course of Licenciatura in Natural Science, noticed during the stages and didactic classes, the difficulty of High and Upper School students in learning the contents of organic functions. I believe that this difficulty is the result that emphasizes the memorizing education and without relationship from the everyday of these students. From that reality was proposed the creation of two educational games that help in the teaching and learning of this content. This ludic proposal is composed primarily by a "Memory Game" that relates the name and the structure of an organic compound to the everyday life and the second game is a puzzle which aims to assist in assembling the structures of organic compounds.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons