Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9698
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_SandraSofiaSolDaSilva.pdf1,42 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A tradição e a cena a folia de reis em Poxoréu como prática pedagógica na educação básica
Autor(es): Silva, Sandra Sofia Sol Da
Orientador(es): Veloso, Jorge das Graças
Assunto: Folias de Reis - Poxoréu (MT)
Cultura popular - Mato Grosso (MT)
Manifestação cultural - Folias de Reis
Data de apresentação: 29-Nov-2014
Data de publicação: 19-Fev-2015
Referência: SILVA, Sandra Sofia Sol Da. A tradição e a cena a folia de reis em Poxoréu como prática pedagógica na educação básica. 2014. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Primavera do Leste-MT, 2014.
Resumo: Esta monografia se propõe a abordar as Folias de Reis em Poxoréu/MT, a partir de sua história no País e no Estado de Mato Grosso. Um dos focos foi investigar o porquê de uma manifestação já tida como ícone de um lugar, ter se tornado tão pouco conhecida. O tema foi abordado como prática pedagógica e todo o processo que envolve a sua difusão, a partir de elementos que a valorizam como parte da cultura do município de Poxoréu - MT. Este trabalho buscou um pouco da história dessas práticas culturais no município, abordando sua origem e sua trajetória, e focando seu marco a partir da religiosidade e da crença da gente do lugar. Por objetivo, a folia de Reis como estrutura pedagógica, serviu de estimulo em um processo de criação artística, utilizando diferentes recursos, o que possibilitou aos alunos envolvidos um aprofundar de seus conhecimentos sobre a cultura local, o relacionamento com outras linguagens e suas possibilidades de (re) significação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons