Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/9688
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_NayaraRibeiroPereira.pdf353,21 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O experimento “fotossíntese com elodea” : análise de sites da internet
Autor(es): Pereira, Nayara Ribeiro
Orientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Internet na educação
Fotossíntese
Data de apresentação: 24-Nov-2014
Data de publicação: 19-Fev-2015
Referência: PEREIRA, Nayara Ribeiro. O experimento “fotossíntese com elodea”: análise de sites da internet. 2014. 12 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A utilização da Internet para fins pedagógicos, assim como a experimentação, tem sido muito discutida na da formação inicial de professores de Ciências. Em razão disso, essas metodologias de ensino precisam ser adequadamente exploradas nessa etapa de formação profissional. O objetivo dessa pesquisa foi elaborar critérios para analisar o potencial pedagógico de sites disponíveis na Internet que abordem o experimento “Fotossíntese da Elodea”. Os resultados preliminares indicaram que a principal limitação para uso pedagógico do experimento proposto nesses sites é o fato de reforçarem uma visão empirista, indutivista e dogmática sobre a natureza da Ciência, privilegiando, com exceção de um site, uma abordagem metodológica na qual o experimento comprova ou atesta a teoria. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The use of the Internet for educational purposes, as well as experimentation, has been much discussed in the initial training of science teachers. As a result, these teaching methods need to be adequately explored in this training stage. The objective of this research was to develop criteria to analyze the pedagogical potential of sites available on the Internet that address the experiment "Photosynthesis Elodea". Preliminary results indicated that the main limitation for pedagogical use of the proposed experiment on these sites is the fact strengthen an empiricist view, inductive and dogmatic about the nature of science, focusing, with the exception of one site, an approach in which the experiment proves or attests to the theory.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons