Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9687
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RenatoLopesBarbosa.pdf107,23 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Dificuldades e facilidades do ensino de sexualidade : o que pensam os professores de Ciências Naturais
Autor(es): Barbosa, Renato Lopes
Orientador(es): Caixeta, Juliana Eugênia
Assunto: Ciências - estudo e ensino
Professores de ciência
Sexualidade
Data de apresentação: 4-Dez-2014
Data de publicação: 19-Fev-2015
Referência: BARBOSA, Renato Lopes. Dificuldades e facilidades do ensino de sexualidade: o que pensam os professores de Ciências Naturais. 2014. 17 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A sexualidade acompanha o ser humano desde o seu nascimento, porém a abordagem desse assunto no contexto escolar ainda é um desafio, pela existência de valores ligados à família e outras dificuldades encontradas pelos professores para mediar esse tema. O objetivo desse trabalho foi identificar as dificuldades e facilidades que professores de Ciências Naturais do Ensino Fundamental das escolas de Planaltina-DF possuem no que se refere à mediação da temática sexualidade no ambiente escolar. Os dados foram coletados através de uma entrevista semi-estruturada realizada com quatro professores da rede pública que lecionam a disciplina de Ciências Naturais para as séries finais do Ensino Fundamental. Para analisar os dados, utilizamos a análise temática dialógica de Fávero e Mello (1997). Os resultados evidenciaram que, apesar de o assunto sexualidade ser trabalhado na escola, os professores tem algumas dificuldades referentes à estratégia mediacional, devido à diversidade de grupos existentes na sala de aula e o constrangimento dos alunos em falar sobre o assunto. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The sexuality accompanies humans since birth, but the approach to this subject in the school is still a challenge, by existence of values attached to family, and others difficulties encountered by teachers to mediate this issue. The aim of this work was to identify the difficulties and facilities that teachers of Natural Sciences of Elementary Education schools of Planaltina DF have in mediation of theme sexuality in academic environment. The data were collected through an semi-structured interview conducted with four teachers of public network which teach Natural Science for the final grades of elementary school. To analyze the data, we used the thematic and dialogical analysis of Fávero and Mello (1997). The results showed that although the subject of sexuality be worked in school, the teachers have some difficulties regarding the mediational strategy, due to the diversity of groups in the classroom and the embarrassment of the students to talk about it.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons