Utilize este link para identificar ou citar este item: http://bdm.unb.br/handle/10483/9683
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_MirianAlvesLins.pdf2,13 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas lúdicas no ensino do corpo humano
Autor(es): Lins, Mirian Alves
Orientador(es): Carneiro, Marcella Lemos Brettas
Coorientador(es): Rotta, Jeane Cristina Gomes
Assunto: Atividades lúdicas
Corpo humano - ensino
Material didático
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 19-Fev-2015
Referência: LINS, Mirian Alves. Práticas lúdicas no ensino do corpo humano. 2014. [2], 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Naturais)—Universidade de Brasília, Planaltina-DF, 2014.
Resumo: A prática lúdica consiste em experiências interativas que podem ou não ser vivenciadas em sua plenitude, assim essa prática pode ser favorecida quando inserida no contexto escolar. Estudos indicam que os professores não utilizam metodologias diversificadas em sala de aula devido à ausência de materiais que possam ser utilizados nas aulas de Ciências. O objetivo desse trabalho foi elaborar recursos didáticos lúdicos que pudessem auxiliar os professores de Ciências no desenvolvimento e abordagem dos temas: sistemas digestório, circulatório e respiratório. Estes recursos foram elaborados e desenvolveu-se uma oficina pedagógica com dez alunos do curso de licenciatura em Ciências Naturais, com uma professora da educação básica e uma professora de Ensino Superior. A partir dessa oficina observamos que os participantes afirmam utilizar metodologias diversificadas em sala de aula e consideram adequadas os recursos didáticos, apresentados nesta oficina, para serem aplicadas nas aulas de Ciências. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The ludic practice consists of interactive experiences that may or may not be experienced in its fullness, so this practice can be favored when inserted in the school context. Studies indicate that teachers do not use different methodologies in the classroom due to lack of materials that can be used in science classes. The aim of this study was to develop ludic didactic resources that could support science teachers in the development and approach topics of issues: digestive, circulatory and respiratory systems. These resources have been designed and developed an educational workshop with ten students of the degree course in Natural Sciences, with a teacher of basic education and a teacher of Higher Education. From this workshop we observed that the participants reported the use of different methodologies in the classroom and consider the appropriate teaching resources presented in this workshop, to be applied in science classes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Planaltina, 2014.
Aparece na Coleção:Ciências Naturais



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons