Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9680
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IrineuLopesGuimaresNeto.pdf605,35 kBAdobe PDFver/abrir
Título: A ocupação das praças públicas da cidade de Piritiba/BA
Autor(es): Guimarães Neto, Irineu Lopes
Orientador(es): Azevêdo, Paulo Henrique
Assunto: Educação física
Lazer
Qualidade de vida
Data de apresentação: 3-Dez-2014
Data de publicação: 12-Fev-2015
Referência: GUIMARÃES NETO, Irineu Lopes. A ocupação das praças públicas da cidade de Piritiba/BA. 2014. 47 f., il. Monografia (Licenciatura em Educação Física)—Universidade de Brasília, Universidade Aberta do Brasil, Piritiba-BA, 2014.
Resumo: Este trabalho buscou analisar como crianças, adultos e idosos tem ocupado as Praças, como espaço público e de lazer, em Piritiba, na Bahia, realizando um levantamento dessas Praças, por considerar um espaço para o lazer passivo e contemplativo, sendo verdadeiros elos entre outros espaços, isto por que cada Praça possui sua espacialização, aspectos físicos, estéticos e sociais. Sabe-se então que as praças poderão constituir-se em áreas de recreação e lazer no cotidiano da população, onde se vivencia a infância e adolescência e que elas podem também contribuir para uma vivência mais rica da cidade, quebrar a monotonia dos blocos de casas, estabelecer pontos de referência e vínculos afetivos, e ainda aumentar o potencial turístico da cidade. Com esse olhar diferenciado para as praças, surgiram inquietações para se verificar como determinados grupos de pessoas tem ocupado os espaços públicos de lazer em Piritiba, visto que a cidade possui aproximadamente seis Praças e algumas delas não estão apropriadas para a prática de atividades que certamente promoveriam uma qualidade de vida melhor para a população. Com a análise dos dados ficou evidenciado que as Praças em Piritiba necessitam de revitalização, para que a população possa frequentá-la mais assiduamente, promovendo uma melhor qualidade de vida. Neste sentido, a presente pesquisa contribuiu para o diagnóstico e o encaminhamento de alternativas que possam dar conta da problemática quanto a ocupação das Praças, em Piritiba-BA, por crianças, adultos e idosos, como espaço público e de lazer.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação Física, Universidade Aberta do Brasil, Curso de Licenciatura em Educação Física, 2014. Curso de Licenciatura em Educação Física a Distância.
Aparece na Coleção:Educação Física



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons