Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9677
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_JanineDeSouza.pdf1,88 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A contação de histórias para crianças hospitalizadas como estratégia de humanização hospitalar : considerações de uma contadora
Autor(es): Souza, Janine de
Orientador(es): Pacheco, Sulian Vieira
Assunto: Humanização dos serviços de saúde
Brincadeiras
Crianças hospitalizadas
Contação de histórias
Data de apresentação: 26-Nov-2014
Data de publicação: 12-Fev-2015
Referência: SOUZA, Janine de. A contação de histórias para crianças hospitalizadas como estratégia de humanização hospitalar: considerações de uma contadora. 2014. 38 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Palmas-TO, 2014.
Resumo: O presente estudo tem como objeto a contação de histórias para crianças hospitalizadas, tendo como objetivo refletir sobre a arte de contar histórias como estratégia de humanização nos processos de internação infantil da ala do isolamento do Hospital Infantil Público de Palmas (HIPP), capital do Estado do Tocantins, relevando os seus aspectos cênicos, a fim de destacar as suas potencialidades e limitações nesse contexto. Os procedimentos metodológicos adotados foram o levantamento bibliográfico sobre o tema, seu estudo e a observação e análise da experiência da pesquisadora como pedagoga atuante na brinquedoteca do HIPP, instituição que possibilitou ter-se experiência ao acompanhar as crianças hospitalizadas na brinquedoteca ou nos leitos, por meio do brincar e como contadora de histórias. Por meio deste estudo verificou-se que a arte de contar histórias para as crianças hospitalizadas no isolamento contribui para tornar o ambiente descontraído, estimulando a afetividade, a alegria e a imaginação das crianças e seus acompanhantes, podendo auxiliar na elaboração de questões internas e/ou relacionais, ou seja, advindas desse momento de internação.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons