Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9674
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_IndiaraLunaFerreiraFurtado.pdf1,07 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Participação social e democracia participativa : um estudo sobre a representação no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso
Autor(es): Furtado, Indiara Luna Ferreira
Orientador(es): Neves, Angela Vieira
Assunto: Conselho Nacional dos Direitos do Idoso
Idosos
Participação social
Data de apresentação: 10-Dez-2014
Data de publicação: 12-Fev-2015
Referência: FURTADO, Indiara Luna Ferreira. Participação social e democracia participativa: um estudo sobre a representação no Conselho Nacional dos Direitos do Idoso. 2014. 86 f., il. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: Este estudo pretende analisar como se dá a construção do processo de participação social no Brasil, analisando os espaços democráticos constituídos após a Constituição Federação, em especial o Conselho Nacional dos Direitos do Idoso, tendo como objetivo analisar a importância do conselho na elaboração e a efetivação da legislação referente à proteção da pessoa idosa. Foi realizado um estudo empírico tendo a gestão de 2012 – 2014 como foco do estudo. A metodologia de pesquisa utilizada foi quantitativa e qualitativa de modo que foi aplicado um questionário em uma entrevista semiestruturada com os conselheiros, além de realizadas visitas e observações das reuniões do conselho no período da pesquisa. Os resultados da pesquisa permitiram perceber a importância do CNDI como um espaço de participação social, contudo apontamos alguns desafios que foram postos, um deles é capacitar os conselheiros de modo que suas atribuições sejam claras no momento da composição no conselho além disso, é necessário se pensar uma articulação do conselho com os demais conselhos estaduais e municipais, como também os conselhos de direitos humanos. Com todos os desafios postos podemos concluir que o conselho é um espaço de participação importante para a garantia e efetivação dos direitos da pessoa idosa, se mostra como uma conquista para a democracia ativa no país. Porém ainda há muito que se fazer para que esse espaço seja plenamente respeitado nas suas deliberações, e não somente funcionar como um espaço de consulta.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2014.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons