Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_QueilaMarianeMarinhoMoreira.pdf772,98 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Encarando o bullying e o preconceito : um retrato internacional de programas de combate e prevenção no ambiente escolar
Autor(es): Moreira, Queila Mariane Marinho
Orientador(es): Yannoulas, Silvia Cristina
Assunto: Preconceitos e antipatias
Violência na escola
Bullying
Data de apresentação: 2014
Data de publicação: 11-Fev-2015
Referência: MOREIRA, Queila Mariane Marinho. Encarando o bullying e o preconceito: um retrato internacional de programas de combate e prevenção no ambiente escolar. 2014. 32 f. Monografia (Bacharelado em Serviço Social)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: O presente trabalho tem como propósito maior a denominação do fenômeno do Bullying e suas possíveis formas de combate e prevenção. Utilizando as categorias de violência escolar e o preconceito como fenômenos associados ao Bullying Considera também as variantes do fenômeno do Bullying e suas relações entre elas. O referencial teórico é apresentado com o intuito de contextualização dos fenômenos e suas implicações para com a sociedade, com as devidas especificações teóricas para se fugir de uma visão romântica e de lugar ou senso comum. O conhecimento acadêmico destes fenômenos é alcançado, utilizando-se de programas de intervenção internacionais previamente selecionados, amparados em politicas sociais no exterior. Este trabalho possui a descrição, o impacto e a análise de cada um dos três programas de intervenção selecionados com base na formação prévia em Serviço Social, e permite uma comparação dessas análises. Os passos da pesquisa de caráter exploratório-descritiva foram: Seleção de Bibliografia; Busca em periódicos online, como especificados na metodologia deste trabalho. Com os devidos localizadores, Testes da Planilha de Coleta de Informações, Análise dos dados coletados. Como conclusão, o trabalho aponta para os elementos que podem vir a constituir possíveis pilares na elaboração de uma politica social de prevenção e combate ao Bullying no Brasil. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study has the denomination of the Bullying phenomenon and yours possible ways of combat and prevention and School Violence and Prejudice like associated phenomenon of Bullying. Considerate the variants of Bullying phenomenon and relation between. The teorical reference is presented with the behave of setting of the phenomenon and implantation for the society, with the rights notes to run away of a romantic view and the place of the common sense. The academic knowledge of this phenomenon is achieved using international intervention programs previously choose through exterior social politics. This work has the description, the impact and the analysis of each of the three chosen intervention programs in the view of a future social worker. And allows a comparison of the analysis. Resuming the steps of exploring description search was: bibliography selection, online periodic search, like was specified in the methodology of this work, with the rights locators, the test collect information spreadsheet, analysis of the collected data, TCC developed, inserting the collected data and your own analysis. By conclusion the work points to elements what could help to build the possible pillar in the elaboration of a combat and prevention Bullying social politic, by your time could support future national intervention program to mellow the effects of Bullying, School Violence and Prejudice in the school, saving the culture and others factors that’s belong only to Brazil.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de Serviço Social, 2014.
Aparece na Coleção:Serviço Social



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons