Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9641
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_AntonioMarceloTavaresBirimba.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Práticas Metodológicas do Ensino de Teatro na Escola Francisco Braga de Souza
Autor(es): Birimba, Antonio Marcelo Tavares
Orientador(es): Garcia, Silvia Beatriz Paes
Assunto: Teatro - ensino
Teatro - metodologias de ensino
Data de apresentação: 27-Nov-2014
Data de publicação: 9-Fev-2015
Referência: BIRIMBA, Antonio Marcelo Tavares. Práticas Metodológicas do Ensino de Teatro na Escola Francisco Braga de Souza. 2014. 45 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Cruzeiro do Sul-AC, 2014.
Resumo: Este trabalho propõe uma análise reflexiva, à luz de pressupostos metodológicos que norteiam pedagogicamente as práticas do professor de Arte-Educação. Quais os desafios práticos vividos no trabalho atual desses professores, suas práticas pedagógicas, dificuldades em relação ao ensino de Arte na escola pública? Como o professor articula teoria e prática no ensino das linguagens artísticas? Como o professor que não possui formação na área pode superar as dificuldades em seu trabalho docente? Que meios práticos podem e devem ser utilizados para diminuir esta lacuna em sua formação profissional? Neste sentido, proponho algumas possibilidades metodológicas e técnicas que poderão nortear ao professor de Teatro em suas práticas pedagógicas em sala de aula na escola Francisco Braga de Souza. Seus anseios, angústias e realizações no transcorrer desse período. A problemática situação no envolvimento das linguagens artísticas, das dificuldades encontradas nas salas de aula, critérios para selecionar conteúdos e como avaliar. A realização de uma oficina sobre os jogos teatrais numa perspectiva de uso de técnica e metodológica inovadora, articulando os conteúdos contidos nos PCNs, comparando vivências metodológicas de alguns teóricos que darão suporte ao professor de Artes/Teatro para um bom desenvolvimento em suas práticas pedagógicas.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, Departamento de Artes Cênicas, Programa Pró-licenciatura, Licenciatura em Teatro a Distância, 2014.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons