Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/9635
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_RafaelaAlvesSalomao.pdf773,48 kBAdobe PDFver/abrir
Título: O menino e o céu : a recepção do espetáculo teatral como instrumento de formação
Autor(es): Salomão, Rafaela Alves
Orientador(es): Mello, Mônica Vianna de
Assunto: Teatro - espectadores
Data de apresentação: 29-Nov-2014
Data de publicação: 6-Fev-2015
Referência: SALOMÃO, Rafaela Alves. O menino e o céu: a recepção do espetáculo teatral como instrumento de formação. 2014. 44 f., il. Monografia (Licenciatura em Teatro)—Universidade de Brasília, Primavera do Leste-MT, 2014.
Resumo: A monografia a seguir aborda a recepção do espetáculo teatral como instrumento formador, a partir de análise da recepção do espetáculo O menino e o céu do Teatro Faces de Primavera do Leste/MT. O trabalho utilizou como referência os estudos acerca do espectador realizados por Flávio Desgranges (2010), Thaís Ferreira (2005) e Robson Rosseto (2008), e ainda, o estudo sobre O menino e o céu desenvolvido por Wanderson Lana (2014). Para construção da análise foram entrevistadas crianças, adolescentes, jovens e adultos, atores e não-atores, estudantes e professores, a fim de conhecer a compreensão, por pessoas distintas, dos vários elementos propostos pelo espetáculo. Dessa forma, pretende-se investigar a recepção do espetáculo teatral por um público diverso, buscando diferenças e semelhanças do pensamento crítico com públicos de diferentes contextos e faixas etárias.
Abstract: The following monography discusses the reception of theatrical performances as an educational tool and is based on the analysis of the reception of the play, O Menino e o Céu, from the theatre group Teatro Faces from Primavera do Leste, MT, Brazil. Wanderson Lana‟s study (2014) of O menino e o céu, and various other works written by Flávio Desgranges (2010), Thaís Ferreira (2005) and Robson Rosseto (2008), whose studies concern the role of the spectator, were used as references throughout this paper. In order to have been able to construct this analysis, various interviews were done with children, adolescents, teens and adults, actors and non-actors, as well as students and professors, so as to better comprehend different people‟s understanding of the various elements proposed in the performance. This paper intends to investigate and study the reception of theatrical performances through a diverse audience, and to look for the differences and similarities in critical thinking between audiences from different backgrounds and age groups.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Instituto de Artes, 2014. Curso de Licenciatura em Teatro a Distância.
Aparece na Coleção:Teatro



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons